Mídia Programática é uma forma de comprar mídia

Mídia Programática é uma forma de se comprar mídia on-line, e não uma mídia propriamente dita. Esse sistema tem por objetivo o gerenciamento e otimização do desempenho de todos os canais em uma única plataforma, possibilitando identificar quais canais geram mais resultados e promover os ajustes instantaneamente. É um processo automatizado, com baixíssima interferência humana.

Antes da Mídia Programática, para se comprar espaços publicitários na internet era preciso realizar diversas negociações com cada site ou portal. Com a vertiginosa expansão do número de sites, portais, blogs, etc., fez-se necessário uma plataforma que unificasse essa compra de mídias digitais.

Para ilustrar, lembre-se de como os papéis eram negociados na Bolsa de Valores antigamente, pelo pregão, telephone e fax. A compra de anúncios costumava acontecer da mesma maneira, com milhares de negociações de um para um. Agora a plataforma e o sistema permitem a automação dos procedimentos.

Como Funciona

A mídia programática funciona de uma forma diferente dos anúncios e banners exibidos nos sites e portais, que exibem para qualquer usuário, sem critério. As compras de mídias programáticas são decididas por um computador, que estabelece qual anúncio deve ser exibido para qual grupo de pessoas (previamente configurado), permitindo uma altíssima segmentação e precisão para se atingir o público escolhido.

A compra de mídia programática é feita segundo um padrão chamado de Real Time Bidding (RTB) ou leilão. Antes do anúncio ser exibido para o usuário, informações sobre ele, sobre a página do site ou aplicativo em que ele está navegando naquele instante são enviadas para uma plataforma de Ad Exchange; lá os anunciantes farão seus lances de compra pelo espaço publicitário. Tudo isso é feito em questão de milissegundos.

Contúdo, RTB não é sinônimo de mídia programática ou automação. São todos partes de um sistema que envolve a ferramenta de mídia programatica, a automação do processo e o mecanismo de compra e venda (Ad Exchange).

A eliminação da interferência humana na compra de espaços publicitários na internet permite um melhor aproveitamento do espaço que se está comprando. É o fim da necessidade de se pagar por milhões de impressões pouco segmentadas, possibilitando maior assertividade para se atingir as pessoas certas, no momento certo.

É uma forma de compra ainda restrita aos canais de mídia digital, onde é possível acompanhar as visualizações dos anúncios e as conversões, permitindo o remanejamento em tempo real das verbas destinadas a cada canal, de forma automatizada.

A mídia programática é mais um instrumento que permite que os resultados das campanhas de marketing digital tragam melhores resultados que as campanhas off-line, como TV´s, rádios, revistas impressas e outdoors.

Com o uso de plataformas próprias para mídia programática (como DSP e DMP), a compra de mídia online em Display e Vídeo são otimizadas. As campanhas são entregues às audiências ultra-segmentadas, com anúncios exibidos apenas em canais relevantes para cada segmento desejado.  O resultado é um melhor resultado para o anunciante e uma maior agilidade para as agências.

Vantagens da Mídia Programática

  1. Economia de tempo

    Acaba com a necessidade de se negociar separadamente com cada página na web, o que não permitia produtividade nem automação dos processos.

  2. Entrega de mensagens para usuários que estão online.

    Permite entregar mensagens para a pessoa certa e num momento propício, trazendo maiores interações e conversões. Ao ser exibido em tempo real, a probabilidade de interação dobra.

  3. Maior eficiência em custo

    O investimento em mídia programática diminui a dispersão de verba publicitária, automatizando processos e direcionando anúncios apenas para públicos altamente relevantes para seu negócio. Isso maximiza o uso da verba, evitando gastos com usuários que nunca serão seus clientes, a custos bem razoáveis.

  4. Melhor segmentação da audiência

    Possibilita o alcance da audiência em múltiplos sites em uma única compra.

  5. A compra de Mídia Programática é feita por audiência e não mais por canais.

    As entregas de publicidade baseiam-se no comportamento dos internautas e não somente no conteúdo ou contexto das páginas. Possibilita também atingir usuários que já mostraram algum nível de interesse em seu produto, serviço ou marca.

  6. Otimização dos resultados em tempo real

    Durante a veiculação da campanha é possível trocar peças, banners, canais, segmentos de audiência e técnicas de campanha, analisando em tempo real onde estão os melhores resultados, tudo de forma automatizada.

O que fazemos – WSI

Aqui na WSI entendemos que mídia programática não é uma estratégia digital, mas um recurso que pode ser incorporado às ações de Links Patrocinados. Quer saber mais sobre Mídia Programática? É só falar conosco.