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Mídias Sociais

Mídias Sociais para impulsionar seu negócio

As mídias sociais proliferam com uma velocidade assustadora, devido ao hábito das pessoas as usarem intensamente, tanto por motivos pessoais quanto profissionais. As empresas e suas marcas tiveram que acompanhar esse novo hábito, pois é o lugar onde os prospects, clientes e fornecedores também estão, tanto para mercados de consumidores finais (B2C), quanto nos industriais (B2B).

Para as empresas a questão não é somente a questão se devem ou não estar presente nas mídias sociais, mas se pretendem permanecer em uma posição de destaque pelos próximos cinco anos. Se esse for seu sonho, então é preciso imediatamente se tornar ativo nas mídias sociais.

Dezenas são as mídias sociais existentes, mas LinkedIn, Twitter, Facebook, Google+ e YouTube, são as mais expressivas; contudo, cada tipo de negócio tem sua lógica e maior ou menor grau de efetividade nas diferentes plataformas.

Seja para pedir dicas sobre uma compra, checar a reputação de algum profissional ou simplesmente cultivar relacionamentos sociais, as mídias sociais são parte integrante da estratégia de presença digital.

Mídias Sociais WSI B2U

Benefícios das Mídias Sociais

As mídias sociais melhoram a presença digital da organização ou do indivíduo, direcionam tráfego para seu website, proporcionam inteligência de mercado, ajudam a gerenciar sua reputação on-line, auxiliam na prestação de serviços ao cliente, permitem que suas atividades de marketing, branding e vendas sejam alavancadas, e até tem um importante papel para você ser encontrado mais facilmente por quem realiza uma pesquisa no Google.

Há também um lado não tão explícito, mas muito produtivo, no qual as redes sociais são um local privilegiado para a construção de relacionamentos profissionais, geração de leads qualificados e para a realização de etapas importantes do ciclo de vendas. Para alguns tipos de negócio, as mídias sociais chegam a representarem o principal local para a realização de suas atividades comerciais.

Três grandes áreas de benefícios estão associadas ao uso das mídias sociais com fins profissionais:

  • Marketing
  • Gestão da Reputação
  • Vendas (Social Selling)
  • Prestação de serviços aos consumidores

Na visão de marketing está presente o posicionamento de mercado e branding, reconhecimento de marca, valores da marca, ativos da marca, assim como o marketing mais táctico de comunicação e canais de divulgação e produtos e serviços.

As plataformas de mídias sociais também incentivam alguma forma de gestão de reputação. Curtidas, compartilhamentos, re-tweets, endosso, recomendações ou a classificação com estrelas dizem algo sobre seu negócio. Sua reputação não precisa ser ruim para você perder o jogo do marketing digital, basta a reputação do seu concorrente ser melhor, ou você estar invisível no universo digital. Lembre-se que não há nada pior do que ter as equipes de vendas e de marketing gastando tempo e esforço para construir um pipeline de vendas e reconhecimento da marca, e ao final ser prejudicado por uma baixa reputação online; ou seu curriculum no Linkedìn estar pior que um concorrente.

Alguns com pensamento mais tradicional não acreditam que as mídias sociais possam ser usadas para conduzir a atividade de vendas, porém ela tem uma grande eficácia nas distintas fases do processo de vendas profissionais, como gerar relacionamentos de alto valor profissional, reforçar sua proposta única de valor (UVP) e o diferenciando no mercado.

Vendas profissionais pelas mídias sociais não tem a ver com simplesmente anunciar produtos ou serviços indiscriminadamente nos canais sociais, massacrando os clientes com ofertas sem fim. Como no Social Selling, que são atividades on-line focadas na geração de negócios e desenvolvimento de relacionamentos profissionais, que usam o LinkedIn e Twitter para construir sua reputação on-line, ampliar sua rede de contatos, identificar clientes potenciais, construir networking e exercer inteligência de mercado, decretando o fim dos cold calls.

Na prestação de serviço aos consumidores são inúmeros os exemplos de redução de custos operacionais pelo uso das mídias sociais como plataforma colaborativa, que permitem uma maior rapidez, qualidade do serviço e confiabilidade.

Mídias Sociais WSI B2U

Componente da Estratégia de Marketing Digital

“Fazer mídia social” não é simplesmente entrar em sua página corporativa no Facebook ou no LinkedIn e publicar seus produtos. Há muito mais a ser feito e também há algumas coisas com as quais você deve tomar bastante cuidado; no entanto, estar fora desse universo é abdicar de estar onde os consumidores estão, ou pior ainda, de estar onde seus concorrentes estão.

Entender a lógica de funcionamento de cada mídia social, suas características, públicos, alcance, conteúdos eficazes, ou suas melhores práticas podem parecer intimidador e confuso, mas é pra isso que estamos aqui.

As mídias sociais são um componente vital de sua estratégia de marketing digital. Saber se posicionar e se comunicar pelos diversos canais é fator de sucesso para qualquer tipo de negócio, sobretudo na era digital em que vivemos. Esse é o motor que o impulsionará a melhores resultados.

Para saber mais fale conosco. Escrevemos também um livro sobre mídias sociais: Digital Minds, 2ª edição.

Conheça o que a WSI pode fazer pelo seu negócio.