• Menu
  • Search
  • Language

Análise da Concorrência on-line

Análise da Concorrência on-line – conhecer o mercado antes de tomar decisões

A análise da concorrência on-line é um estudo de como os concorrentes presentes na internet estão atuando. É um documento fundamental para se planejar sua estratégia ou ações de marketing digital, e como se posicionar no mundo on-line de forma competitiva. De forma detalhada, o relatório identifica e avalia a presença on-line dos principais competidores, nas diferentes plataformas, determinando suas forças, fraquezas e apontando seus gap´s.

Com a análise da concorrência os profissionais de planejamento estratégico, planejamento de marketing ou consultores de marketing digital podem tomar decisões fundamentadas em dados objetivos, que detalham o posicionamento adotado por cada concorrente no ambiente on-line.

Análise da concorrência digital

Relatório de Análise da Concorrência On-Line

A análise da concorrência on-line proporciona uma excelente compreensão dos pontos de atenção de cada competidor, mostrando caminhos e oportunidades para estratégias e ações eficazes. O relatório é feito em um formato voltado para a tomada de decisão, com informações traduzidas de dados estatísticos e analíticos para a linguagem gerencial, de fácil compreensão.

Os competidores on-line, independente do segmento escolhido, são avaliados de forma precisa, com base no que hoje são considerados fatores críticos de sucesso da presença digital. Tipicamente, uma análise da concorrência on-line apresenta a posição da empresa comparativa com 5 concorrentes em:

  • Desempenho do Website (adaptação para mobile, tempo de resposta, links, etc.),
  • Desempenhos das buscas orgânicas (volume de tráfego, keywords, presença em diretórios de busca locais, etc.),
  • Desempenho das campanhas patrocinadas (volume estimado de gastos, orçamento, etc.),
  • Resultados nas buscas locais
  • Reputação on-line
  • Desempenho nas mídias sociais relevantes (presença nas mídias, atividades, seguidores, engajamento, etc.),
  • Gráficos comparativos da atuação da cada concorrente, nos diversos aspectos,
  • Recomendações de oportunidades e caminhos não explorados pela concorrência.

Os dados levantados sobre a concorrência são feitos por ferramentas de análise de marketing digital, objetivas e precisas, que mostram dados concretos e proporcionam descobertas sem igual. A montagem dos relatórios é voltada para a linguagem de negócios, sem o excesso de informações técnicas. A interpretação e conclusões são feitas por consultores de negócios com alta qualificação em marketing digital.

Analise da Concorrência On-Line

Dentre outras coisas, é possível conhecer as estratégias e ações de marketing digital adotadas por cada concorrente, bem como mensurar a agressividade de cada competidor quanto a seus gastos com mídia digital, seu foco e frequência das ações.

Por mais que esse universo digital esteja ao alcance de todos, é comum vermos empresas que desconhecem totalmente quem são seus principais competidores on-line, ou ainda o que seus principais concorrentes estão fazendo no mundo digital. Isso tem levado à ruína algumas empresas, bem como proporcionado rápido crescimento de outras, mais atentas às mudanças que o mundo on-line tem proporcionado.

De posse da análise da concorrência on-line é mais assertivo traçar estratégias de sucesso que fazem a diferença para seu negócio, sem cair em modismos ou soluções genéricas e ineficazes.

Como em todo processo de planejamento de marketing, uma análise de mercado e da concorrência é essencial para se traçar planos consistentes. Consideramos assim a análise da concorrência on-line um componente de inteligência competitiva (ou business intelligence) imprescindível na indicação de caminhos vitoriosos para seu negócio.

Quer saber mais sobre análise da concorrência on-line? Peça já a sua, é só entrar em contato.

 

Conheça o que a WSI pode fazer pelo seu negócio.