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Estratégia de Marketing Digital

Estratégia Digital: quais os melhores passos para seu negócio

Definir uma boa Estratégia Digital permite ganhos rápidos, menores custos e maior assertividade, sem cair em modismos ou ficar perdido em meio a tantas opções. Antes, contudo, é preciso conhecer onde sua empresa está nesse cenário digital e como seus concorrentes estão atuando.

Não se aflija, no ambiente digital e com os parceiros corretos isso é bem mais preciso do que no mundo off-line. O passo seguinte é selecionar quais plataformas, mídias sociais, instrumentos, programas e técnicas, que combinados serão mais efetivos para leva-lo a atingir os objetivos de seu negócio. Só então é recomendado passar a execução e explora-los em todas suas potencialidades. A realidade, contudo, é que muitos começam já executando, e quando se vêm estão perdidos.

“Se você conhece seu oponente e conhece a si mesmo, não precisa temer os resultados de cem batalhas.”

– Sun Tzu

 

Perguntas como: Onde estão anunciando seus concorrentes on-line e quanto eles estão investindo? Que investimentos são os mais eficazes? Quem está comprando de seu concorrente? Tudo isso é respondido por nossa equipe de pesquisa, que com tecnologias poderosas consegue mapear cada passo digital.

A parceria com a WSI ajudará a tornar a estratégia do seu concorrente transparente – permitindo que você aproveite suas fraquezas (e negligências) ao mapear suas oportunidades para crescimento efetivo de receitas.

Vale lembrar que para nós da WSI não existe uma formula pronta de Estratégia Digital, pois cada ramo de atividade e negócio em sua própria curva de maturidade e lógica de funcionamento. É preciso construí-la e desenha-la com base naquilo que de fato traz resultados concretos para o negócio, dentro das melhores práticas disponíveis no mercado mundial. E é disso que entendemos!

Passo a passo da estratégia de marketing digital

Ao se empenhar em definir sua Estratégia Digital, começamos com uma avaliação detalhada sobre sua presença digital e de seus principais concorrentes, que chamamos de Análise da Concorrência On-Line; em seguida procuramos entender e orientar quanto a 4 pontos fundamentais:

  1. Qual seu objetivo de negócio;
  2. Quem são seus clientes e como eles usam as plataformas digitais;
  3. Qual sua proposta única de valor (UVP) e o que atrai seu cliente;
  4. Quais as melhores plataformas ou redes sócias mais adequadas para seus objetivos de negócio.

 

Estratégia Digital

Algumas empresas e organizações querem novos clientes e vendas, outras querem reputação, outras ainda só divulgar sua marca. É importante ter em mente que cada plataforma, seja ela seu site ou Landing Page, seu anúncio nos mecanismos de busca, suas mídias sociais, sua campanha de e-mail, sua campanha de Inbound Marketing ou quaisquer outras,  tem funcionamentos diferentes em cada tipo de negócio. O que funciona para um não é necessariamente o que funciona para outro.

Outro ponto importante é entender quem são seus clientes – se seu negócio é B2B ou B2C -. Sabendo quem são seus consumidores, quais seus interesses, localização geográfica, gênero, faixa etária, etc. torna-se mais fácil formular estratégias vencedoras.

Sua presença digital não pode se resumir a ofertar produtos inescrupulosamente. Seu cliente se interessa e se aproxima de você na medida em que ele reconhece que você lhe agrega valor, algo além de simplesmente lhe vender produtos ou serviços. Oferecendo conhecimento, informação, instrução e o educando, com conteúdos de qualidade, você o deixará próximo a você e mais receptivo às suas ofertas.

O que o torna único quando comparado a seus concorrentes, isto é, qual sua proposta única de valor (UVP) e o que atrai seu cliente a você. Adequar suas mensagens ao seu posicionamento facilita pensar nos melhores canais de marketing a serem escolhidos.

Nunca é demais repetir que cada plataforma, mídia social ou instrumento de marketing digital tem seu propósito e seu foco. Dos três grandes tipos de público que temos hoje na internet (Search, Surfer, Social), cada um tem seu maior ou menor grau de aderência a diferentes tipos de negócio.

Pessoas não entram nas mídias sociais para pesquisarem por produtos ou encontrar soluções para seus problemas; isso elas fazem nos mecanismos de busca. Da mesma forma, não é porque todos falam do Facebook ou YouTube que essas sejam a melhor mídia social para conseguir bons negócios. Há aquelas específicas para negócios B2B, com lógica de funcionamento bem diferente.

Estratégia Digital eficiente é aquela que foca nas plataformas com maior probabilidade de gerar negócios. A grande vantagem é que em se tratando de marketing digital tudo pode ser mensurado, e uma boa consultoria se utiliza desses números para ajuda-lo a definir caminhos.

Aqui na WSI nada disso é fruto de palpites ou simples insights; tudo é estudado a fundo, com pesquisas, testes em laboratório e compilação de casos práticos executados em mais de 80 países. Não é a toa que já ganhamos mais de 75 Global Awards pela Web Marketing Association (Massachussets – EUA)

Estratégia Digital WSI B2U

Estratégia na Era Digital

Muitos concordam que já não há mais sentido falar de Estratégia Digital, mas somente em estratégia para o negócio, em um mundo em que consumidores e fornecedores são cada vez mais digitais.

Vivemos em uma época que a publicidade off-line se encontra em franco declínio, com as tradicionais agências de marketing não sabendo como se inserir nessa nova economia digital. Nas grandes empresas do mundo desenvolvido os orçamentos de marketing digital já superaram os investimentos em mídia off-line; e essa megatendência só deve crescer.

Novamente, cada plataforma tem seu foco, e sua Estratégia Digital deve respeitar o objetivo do seu negócio e a lógica de funcionamento de cada um desses instrumentos, caso contrário pode cair no modismo e gastar com práticas que não trazem retorno.

Se precisar de ajuda para definir sua Estratégia Digital, ou quiser saber como nossa consultoria pode ajuda-lo a ter uma estratégia vencedora é só falar conosco.