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Otimização da Taxa de Conversão (CRO)

Otimização da Taxa de Conversão ou Convertion Rate Optimization (CRO) é mais uma sigla do universo digital, que sintetiza uma metodologia aplicada a um site ou a uma página da web em especial, para melhorar seu desempenho, conseguindo que mais pessoas deixem de ser só visitantes para fazer aquilo que desejamos (clicar, baixar, comprar, cadastrar, etc.).

Como a Otimização da Taxa de Conversão (CRO) afeta o seu negócio

Otimização da Taxa de Conversão é a forma mais rápida e barata de melhorar sua lucratividade nas campanhas e ações de marketing digital, pois não envolve aumento em sua verba de mídia, mas trabalha a melhora na conversão dos visitantes de seu site em prospects e clientes.

otimização da taxa de conversão (CRO)

Por taxa de conversão entenda-se a relação entre quantas pessoas fizeram o que eu gostaria na página, em relação ao total de visitantes da página.

Traduzindo, imagine se você melhorasse a taxa de conversão de sua página, em digamos 20%.  Essa melhora tem um impacto direto e imediato em seu resultado, sem precisar de nenhum aumento de verba gasta em mídia.

O custo para alguém “aterrissar” em sua página, vindo de uma campanha ou ação de SEO, permanece o mesmo. Mas se o numero de conversões em fazer uma ação que você deseja (como comprar um produto, marcar uma reunião, baixar um formulário ou fazer um cadastro) aumentar em 20%, por exemplo, seu resultado chega a dobrar.

Otimização da Taxa de Conversão

 

Assim, uma melhora de 20% nas conversões dos visitantes em uma página, aumenta em 100% seu resultado!

Melhorar em 20% essa taxa de taxa de conversão é algo mais que factível. Na verdade, em diversos casos recentes a melhora na taxa de conversão chega a alcançar cifras que vão de 17% a até 400%.

Metodologia de Otimização da Taxa de Conversão

A metodologia de Otimização da Taxa de Conversão pode ser entendida ao perguntarmos: Como posso melhorar o valor do meu site para meus clientes?

Responder essa pergunta passa por reunir a intenção do usuário, a experiência no site e a meta do negócio para um ponto central em comum. Pode parecer uma coisa óbvia, mas milhares são as páginas da web que não seguem essa lógica, deixando o visitante do site em segundo plano.

A Otimização da Taxa de Conversão é normalmente pensada como um crescimento nos leads gerados, como assinaturas, downloads, avaliações, compras, etc.. Alguns exemplos mais comuns são:

  • Publicidade – receita de anúncios por página.
  • Taxa de cliques click-through.
  • Educação – tempo no site, número de visualizações de página.
  • Downloads ou impressões – taxa de downloads.
  • Preenchimento de formulários – taxa de preenchimentos de formulário.
  • Marcação de consultas – taxa de auto-agendamento de consultas.
  • Compra – taxa de venda, receita por visitante, lucro por visitante.
  • Chamadas telefônicas – Resultado e duração da chamada.

Existem dois aspectos importantes envolvidos na Otimização da Taxa de Conversão: o aspecto tático das páginas e o estratégico do site, que envolvem:

Nível Táctico

  • Auditoria dos Pontos Críticos

Feita para identificar todas as barreiras de conversão existentes na jornada do visitante, incluindo as versões para desktop e smartphones.

  • Redesenho Tático das Páginas

Concebido para maximizar o benefício das atividades de Optimização da Taxa de Conversão, quando não é possível ou não se justifica uma reformulação completa do website.

  • Teste

O teste é um componente crítico em um programa de Otimização da Taxa de Conversão. Quando bem executado é capaz de aumentar drasticamente as conversões. Por outro lado, testes mal elaborados podem desperdiçar recursos e reduzir as conversões e a receita.

Nível Estratégico

  • Auditoria de Conversão para os Conteúdos

Projetada para alinhar os requisitos de consumo de conteúdo dos visitantes com os vários estágios do funil de vendas e marketing.

  • Redesenho Estratégico do site

Realizado para maximizar o benefício das atividades de Otimização da Taxa de Conversão por meio do redesenho do website de ponta a ponta.

  • Teste de Modelos de Negócio

Nesse teste toda a arquitetura do site ou da sequencia de páginas de conversão é comparada, possibilitando excelentes melhorias.

Melhores práticas para Otimização da Taxa de Conversão

As melhores práticas abrangem conhecimentos de como tipos de visitantes interagem com as partes críticas do site, as tarefas que o visitante em uma situação específica precisa concluir, ou ainda o comportamento nos diferentes estágios do funil de vendas.

O modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) ilustra bem essa situação do chamado funil de vendas. Problemas comuns relacionados à fase da Atenção são os banners de anúncios, os pop-ups de entrada e as homepages desordenadas.

Durante a fase do Interesse, torna-se importante entender que é o visitante e o que ele está tentando fazer. Questões da fase do Desejo envolvem perguntas como: Você tem o que eu quero? É possível pesquisar, comparar, obter detalhes e customizar?

Na fase da Ação, sobressaem pontos como: Por que eu deveria pegar isso de você? Pontos relacionados a isso incluem a força da marca, que não pode ser construída rapidamente, a satisfação com experiências anteriores, o pacote completo da solução, a redução de risco e melhora da credibilidade.

Outros itens importantíssimos também contemplados pelas melhores práticas são as páginas – com sua arquitetura, propósito e elementos de destaque – os chamados call to actions efetivos e os formulários adequados de contato.

Instrumentos de CRO

Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é o processo de persuadir seus visitantes a realizarem a ação desejada. Para isso é preciso acompanhar as principais métricas, por tipo de dispositivo e fonte, tais como:

  • Taxa de rejeição
  • Taxa de saída
  • Tempo no local
  • Páginas por sessão
  • Metas
  • E-commerce

Para acompanhar essas métricas é preciso adotar alguns instrumentos, que possibilitam alto grau de precisão, como analytics, heatmap, gravação de sessão, painéis de usuários, teste A/B, personalização, pop-ups de saída e pesquisas.

Otimização da Taxa de Conversão é uma prática contínua

A Otimização da Taxa de Conversão não é uma tarefa única e isolada, que se faz uma única vez e ponto final. É uma atividade a ser realizada frequentemente, que reflete diretamente no resultado.

Faz parte da melhoria contínua de qualquer negócio online, e precisa ser feita de constantemente por uma razão muito simples: os visitantes do seu site mudam de atitude frequentemente. Adquirem comportamentos diferentes em poucos meses, resultante de novas experiências e aprendizados, em um mundo em que a velocidade das mudanças tecnológicas é assombrosa.

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