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Social Selling

Social Selling é um Processo de Vendas

Social Selling é o processo de vendas para a era digital, focado na realização de negócios, que usa as mídias sociais – sobretudo LinkedIn e Twitter – para prospectar clientes, criar contatos, desenvolver relacionamentos profissionais, melhorar a reputação profissional, exercer inteligência de mercado e fechar negócios.

Usando técnicas e comportamentos adequados à era digital, que ajudam ou substituem os tradicionais cold calls, Social Selling é uma estratégia de incorpora a mídia social como ferramenta de trabalho do vendedor, representante comercial ou equipe de inteligência de mercado. Como resultado eles ficam muito mais capacitados a prospectar, construir relacionamentos e concretizarem vendas que seus pares que não usam essas práticas.

Cada mídia social (Facebook, LinkedIn, YouTube, Twiter, WhatsApp, Pinterest, entre dezenas de outras) tem seu propósito. Há aquelas voltadas para “conectar os profissionais de todo o mundo, e torna-los mais produtivos e bem sucedidos”; esse é o caso do LinkedIn, principal rede social profissional com mais de 430 milhões de membros no mundo e 25 milhões só no Brasil.

Estar fora desse ambiente profissional da era digital é quase como estar fora do mercado, deixando passar inúmeras oportunidades de negócios. As mídias sociais trouxeram uma nova dimensão para as atividades de vendas, contudo é necessário aprender quais usar e como usar da forma correta.

Foco na Área Comercial

O foco do Social Selling são as vendas profissionais, principalmente do segmento business-to-business (B2B), ou para consumidores finais de produtos e serviços com alto grau de especialização. Empresas de B2C que necessitam de relacionamentos comerciais com diferentes agentes no canal de distribuição, também vêm no Social Selling uma metodologia importantíssima de suas rotinas diárias de vendas.

Social Selling não é marketing nas mídias sociais, onde se procura engajar várias pessoas, divulgar a marca ou promover produtos, com conteúdos que os usuários irão compartilhar com suas redes. O Social Selling é bem diferente; foca em venda e relacionamento profissional (criação e cultivo de relacionamentos profissionais), produzindo conteúdos específicos para um comprador e exercendo a chamada comunicação de um para um, entre o vendedor e o comprador.

Por mais que haja uma corporação por trás, negócios são realizados entre pessoas. Mesmo com o intenso uso das plataformas digitais, Social Selling ainda é uma metodologia ancorada em 20% de ajustes técnicos na plataforma e 80% na psicologia e comportamentos do consumidor e vendedor. São atividades que o vendedor realiza de sua mesa, ou até de seu smartphone, onde quer que ele esteja.

Para estar apto a usar as mídias sócias como ferramenta imprescindível de trabalho, é importante aprender a fazer corretamente, a fim de maximizar suas possibilidades de ganho. Plataformas como o LinkedIn divulgam intensamente a importância e os resultados possíveis do Social Selling, contudo raramente se empenham em dizer o “como” fazer.

Social Selling WSI

 

Alguns números impressionantes sobre Social Selling

  • Mais de 25 milhões de profissionais no Brasil estão no LinkedIn.
  • 78% dos profissionais quem usam as práticas de Social Selling vendem mais que seus pares.
  • 84% dos compradores B2B começam o processo de compras seguindo referências e 90% de todas as decisões de compra são influenciadas por recomendações de seus pares.
  • 75% dos tomadores de decisão B2B e 84% dos de nível “C” e executivos VP usam as mídias sociais profissionais para ajuda-los em suas decisões.
  • 86% dos tomadores de decisão usam as redes sociais por motivos profissionais.
  • Social Selling são práticas totalmente aderentes e complementares à Metodologia Sandler de Vendas.

Por isso criamos o curso de Social Selling, onde ensinamos o passo a passo para tirar o máximo proveito profissional dessa mídia social gratuita. Para saber se está pronto para adotar as práticas de Social Selling basta refletir:

  • Você está prospectando onde mais de 430 milhões de profissionais estão?
  • Os contatos gerados por cold calls são satisfatórios?
  • Você gera novos contatos bem qualificados todos os dias?
  • Você consegue respostas de seus contatos sem se tornar um chato?
  • Você pesquisa sobre seus contatos antes de reuniões?
  • Você só fica sabendo de oportunidades de negócio depois que elas já passaram?
  • Você está agindo diariamente para melhorar sua reputação profissional?

 

Inteligência de mercado

Vendas e inteligência de mercado estão intimamente relacionadas; Social Selling possibilita:

  • Prospectar clientes de forma eficiente,
  • Decretar o fim das cold calls
  • Classificar prospects,
  • Construir relacionamentos profissionais duradouros,
  • Construir sua reputação, autoridade e credibilidade profissional,
  • Conseguir informação de seus clientes e competidores
  • Identificar compradores e influenciadores do processo de decisão de compras,
  • Monitorar os movimentos de seus concorrentes
  • Descobrir oportunidades de negócios antes dos concorrentes,
  • Conquista de novas referências comerciais e indicações,
  • Interagir com seus prospects de uma forma não invasiva
  • Maior taxa de fechamento de negócios,
  • Encurtar o ciclo de vendas,
  • Usarem as redes sociais profissionais de forma produtiva.

Social Selling impulsiona sua área comercial para a era digital. Se quiser saber mais fale conosco ou assista gratuitamente a uma apresentação on-line sobre treinamento e capacitação em Social Selling.