Em um mundo cada vez mais digital, encontrar leads qualificados para o time de vendas se torna um grande desafio. Por isso, quem aplica as boas práticas do marketing digital sabe como gerar resultados para a empresa.
Mas se você entrou em 2021 sem saber ao certo como obter leads qualificados, fique tranquilo – uma das grandes vantagens do marketing digital é justamente a facilidade de adaptar e corrigir as ações no meio do caminho, assim que o problema é detectado.
E para que você fique atento a esses erros que, geralmente, são simples de serem corrigidos, listamos os mais comuns de serem cometidos em sua estratégia digital. Confira e acompanhe as nossas dicas para obter leads qualificados para o seu time de vendas atingir todas as metas do ano!
1: Não focar no cliente ideal
Qual é o perfil que pretende atingir com as ações digitais da sua marca? Ter o seu cliente bem definido (também chamado de buyer persona) ajuda a economizar dinheiro e ainda dá um melhor direcionamento na estratégia.
Afinal, o primeiro passo para conseguir leads qualificados é definir quem são os clientes que deseja. Faça um mapeamento e comece a criar ações mais direcionadas a este público.
2: O conteúdo é publicado sem planejamento ou relevância
Se você é daquelas pessoas que acaba postando algo nas redes sociais de última hora, para que elas não fiquem sem publicação, saiba que esse é um erro muito comum. Essa atividade pode parecer irrelevante e sem influência na geração de leads qualificados, mas ela interfere diretamente no seu resultado.
Por isso, invista em um bom planejamento de conteúdo, com um calendário de conteúdo que crie uma jornada de relacionamento com seu público – divulgando assuntos de interesse das personas da marca, produtos da marca e até mesmo levando para o blog da empresa.
3: Foco apenas no fundo de funil
Sabemos que o objetivo é a venda, mas tentar a venda a todo custo, a todo momento, pode ter um efeito contrário ao desejado – afinal, nem todos os seus leads estarão prontos para comprar naquele momento.
Uma boa estratégia deve contemplar todas as etapas do chamado funil de vendas, considerando o número de leads e nível de conhecimento sobre a sua empresa. O que vai te ajudar a fazer esse lead estar pronto para comprar é uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Além disso, vale muito a pena ficar de olho nos demais detalhes que também influenciam na conquista de leads qualificados, como design, gatilhos mentais e call to action.
Se o seu cliente ideal está bem definido, o seu conteúdo segue as diretrizes das etapas do funil e suas redes sociais estão sendo nutridas com qualidade e constância, certamente você terá a oportunidade de garantir mais leads qualificados que antes.
Nossa dica final é sempre testar – essa é uma grande premissa do marketing digital. Teste, analise e entenda quais ações fazem sentido para o seu segmento e público. Assim, o resultado virá o quanto antes.
E se precisar de ajuda, entre em contato com o time da WSI B2U – será um prazer te ajudar!