Marketing nas Mídias Sociais para impulsionar seu negócio

O Marketing nas Mídias Sociais é decorrência da proliferação, com  velocidade assustadora, dos hábitos das pessoas em as usarem intensamente, tanto por motivos pessoais quanto profissionais. As empresas e suas marcas tiveram que acompanhar esse novo hábito, pois é o lugar onde os prospects, clientes e fornecedores também estão, tanto para mercados de consumidores finais (B2C), quanto nos industriais (B2B).

Para as empresas a questão não é somente a questão se devem ou não estar presente nas mídias sociais, mas se pretendem permanecer em uma posição de destaque pelos próximos anos. Se esse for seu sonho, então é preciso imediatamente se tornar ativo nas mídias sociais.

marketing em midias sociais

Mídias Sociais é parte da estratégia digital

Dezenas são as mídias sociais existentes, mas LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram, Google+ e YouTube, são as mais expressivas; contudo, cada tipo de negócio tem sua lógica e maior ou menor grau de efetividade nas diferentes plataformas. O importante é saber quais delas convertem, ou seja, geram negócios concretos.

Seja para pedir dicas sobre uma compra, checar a reputação de algum profissional ou simplesmente cultivar relacionamentos sociais, as mídias sociais são parte integrante da estratégia de marketing e presença digital.

Reconhecimento de Marca

Componente da estratégia de marketing

Muitos concordam que já não há mais sentido falar de Estratégia Digital, mas somente em estratégia para o negócio, que está inserido em um mundo em que consumidores e fornecedores estão cada vez mais digitais.

“Fazer mídia social” não é simplesmente entrar em sua página corporativa no Facebook ou LinkedIn e publicar seus produtos. Há muito mais a ser feito e também há algumas coisas com as quais você deve tomar bastante cuidado; no entanto, estar fora desse universo é abdicar de estar onde os consumidores estão, ou pior ainda, de estar onde seus concorrentes estão.

Entender a lógica de funcionamento de cada mídia social, suas características, públicos, alcance, conteúdos eficazes, ou suas melhores práticas podem parecer intimidador e confuso, mas é pra isso que estamos aqui.

As mídias sociais são um componente vital de sua estratégia de marketing digital. Saber se posicionar e se comunicar pelos diversos canais é fator de sucesso para qualquer tipo de negócio, sobretudo na era digital em que vivemos. Esse é o motor que o impulsionará a melhores resultados.

Também escrevemos também um livro sobre mídias sociais: Digital Minds, 2ª edição.

Benefícios das Mídias Sociais

O marketing nas mídias sociais melhoram a presença digital da organização ou do indivíduo, direcionam tráfego para seu website, proporcionam inteligência de mercado, ajudam a gerenciar sua reputação on-line, auxiliam na prestação de serviços ao cliente, permitem que suas atividades de marketing, branding e vendas sejam alavancadas, e até tem um importante papel para você ser encontrado mais facilmente por quem realiza uma pesquisa no Google.

Há também um lado não tão explícito, mas muito produtivo, no qual as redes sociais são um local privilegiado para a construção de relacionamentos profissionais, geração de leads qualificados e para a realização de etapas importantes do ciclo de vendas. Para alguns tipos de negócio, as mídias sociais chegam a representarem o principal local para a realização de suas atividades comerciais.

Algumas grandes áreas de benefícios estão associadas ao uso das mídias sociais com fins profissionais:

  • Marketing;
  • Gestão da Reputação;
  • Vendas (Social Selling);
  • Prestação de serviços aos consumidores.
marketing nas mídias sociais
marketing nas mídias sociais

Uso das mídias sociais no marketing

Na visão de marketing estão presentes o posicionamento de mercado,  branding, reconhecimento de marca, valores da marca e ativos da marca, assim como o marketing mais táctico de comunicação e canais de divulgação e produtos e serviços.

As plataformas de mídias sociais também incentivam a gestão de reputação. Curtidas, compartilhamentos, re-tweets, endosso, recomendações ou a classificação com estrelas dizem algo sobre seu negócio.

Sua reputação não precisa ser ruim para você perder o jogo do marketing digital, basta a reputação do seu concorrente ser melhor, ou você estar invisível no universo digital.

Lembre-se que não há nada pior do que ter as equipes de vendas e de marketing gastando tempo e esforço para construir um pipeline de vendas e reconhecimento da marca, e ao final ser prejudicado por uma baixa reputação online; ou seu curriculum no Linkedìn estar pior que um concorrente.

Marketing nas Mídias Sociais para impulsionar seu negócio

marketing nas mídias sociais

Alguns com pensamento mais tradicional não acreditam que as mídias sociais possam ser usadas para conduzir a atividade de vendas, porém ela tem uma grande eficácia nas distintas fases do processo de vendas profissionais, como gerar relacionamentos de alto valor profissional, reforçar sua proposta única de valor (UVP) e o diferenciar no mercado.

Vendas pelas mídias sociais possui diferentes abordagens segundo o tipo de negócio, desde anúncios intensivos para segmentos de varejo até vendas profissionais para o mescado B2B.

Por outro lado, na prestação de serviço aos consumidores são inúmeros os exemplos de redução de custos operacionais pelo uso das mídias sociais como plataforma colaborativa, que permitem uma maior rapidez, qualidade do serviço e confiabilidade.

Quer impulsionar seu negócio? Nós vamos ajudá-los.

Outras Formas de Gerar Leads

Mais Soluções de Marketing Digital

Social Selling e Reputação

Rotinas de trabalho on-line para profissionais da área comercial.

PRATIQUE SOCIAL SELLING

Ainda em dúvida sobre Marketing nas Mídias Sociais

Fale conosco por Whatsapp ou deixe seus dados que entraremos em contato.

Prêmios WSI

“… if your web builder act as a real partner, you just got the real bonus in a professional relationship, and I had the opportunity of meeting WSI experts in Brazil, represented by Rodrigo de Camargo Arruda and his team who gave me all the orientation and support that I needed to build my website. After almost a year of working together we managed to be chosen as one of the finalists for WMA award and gladly end up as one of the winners. Congratulations for WSI, Rodrigo and his team for their excellent job, professionalism and partnership.“
Marcelo Vieira M.D. PhD – Paih

Vamos falar sobre Marketing nas Mídias Sociais

    Nome*

    Sobrenome*

    E-mail*

    Telefone*

    Empresa

    Autorizo a WSI a coletar meus dados de contato e me enviar comunicações digitais.*

    Temos o compromisso de proteger sua privacidade. Para mais informações, consulte nossas Políticas de Privacidade e Cookies. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.