A concorrência no mundo digital é grande, bem como o desafio de fazer a sua empresa crescer. Por isso, ter um bom planejamento de marketing digital faz toda a diferença. Mas mesmo sabendo da sua relevância, muitos deixam essa etapa de lado e acabam sofrendo as consequências.
Independentemente do tamanho da sua empresa, é fundamental o uso de uma metodologia estruturada para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital. Para te ajudar com essa construção, trouxemos alguns passos importantes para um bom planejamento. Confira!
1: Tenha o seu objetivo bem definido
Parece óbvio, mas muitos profissionais esquecem de deixar seus objetivos bem definidos e acabam com resultados frustrantes no final do mês. Nada de ter como objetivo o crescimento de receita “ao máximo” – é preciso olhar a capacidade operacional do time, a capacidade de infraestrutura da empresa, capacidade de investimento, fluxo de caixa, entre outros pontos.
2: Defina metas atingíveis, porém desafiadoras
Não é fácil agradar a todos na hora de revelar o plano de metas. Mas para não errar a mão neste planejamento de marketing digital, o segredo é criar metas claras e atingíveis, analisando a capacidade de entrega que o negócio tem perante a expectativa criada.
Assim, você será capaz de motivar as equipes de marketing e vendas – fazendo com que elas saiam da zona de conforto e possam se desenvolver profissionalmente.
3: Integre o planejamento de marketing e vendas
Quando se fala em planejamento de marketing digital, é importante que a estratégia de marketing e vendas andem lado a lado. Assim, sua empresa se tornará uma máquina de aquisição previsível, escalável e sustentável.
As duas equipes devem trabalhar de maneira complementar para que a empresa consiga atingir os objetivos e metas estipulados no planejamento. Por mais incrível que pareça, isso é algo raro de se encontrar nas empresas.
Como a WSI realiza um planejamento digital para impulsionar o posicionamento do seu negócio
A metodologia da WSI utiliza uma abordagem consultiva e diagnóstica – ou seja, não há uma solução pronta, “de prateleira” ou focada em uma única ferramenta tecnológica. Nossa proposta é um modelo colaborativo e consultivo, que leva a um alinhamento sobre a nova estratégia de marketing digital.
O resultado é uma solução personalizada para cada cliente, respeitando as particularidades setoriais e de seu mercado – seja ele qual for.
Esse trabalho é feito levando em consideração alguns pontos fundamentais, como:
- contexto de mercado;
- posicionamento digital da marca;
- buyer personas;
- atuação da concorrência;
- canais de venda;
- estágio de digitalização do negócio;
- grau de maturidade digital da equipe interna;
- investimentos disponível para marketing digital;
- resultados obtidos e experiências prévias.
Com isso, é feita uma análise competitiva completa sobre a situação da empresa no mercado, de modo a levantar quais são seus concorrentes. Depois, a análise passa para para o mercado de atuação e seu público-alvo.
Tendo essas informações, é possível definir as estratégias adequadas, começar a traçar um plano de ação e preparar um cronograma para implantação das iniciativas elencadas.
A estratégia de posicionamento de marketing digital deve ser abrangente e contemplar todos os passos acima citados, para que depois o plano de ação possa ser aplicado de forma assertiva. Conte com a WSI para garantir um planejamento de marketing digital completo para a sua empresa – entre em contato com a nossa equipe!