3 passos para um bom planejamento digital

3 passos para um bom planejamento digital

A concorrência no mundo digital é grande, bem como o desafio de fazer a sua empresa crescer. Por isso, ter um bom planejamento de marketing digital faz toda a diferença. Mas mesmo sabendo da sua relevância, muitos deixam essa etapa de lado e acabam sofrendo as consequências.

Independentemente  do tamanho  da  sua empresa,  é fundamental  o  uso  de  uma metodologia  estruturada  para  o  desenvolvimento  de  uma  estratégia de marketing digital. Para te ajudar com essa construção, trouxemos alguns passos importantes para um bom planejamento. Confira!

1: Tenha o seu objetivo bem definido

Parece óbvio, mas muitos profissionais esquecem de deixar seus objetivos bem definidos e acabam com resultados frustrantes no final do mês. Nada de ter como objetivo o crescimento de receita “ao máximo” – é preciso olhar a capacidade operacional do time, a capacidade de infraestrutura da empresa, capacidade de investimento, fluxo de caixa, entre outros pontos. 

2: Defina metas atingíveis, porém desafiadoras

Não é fácil agradar a todos na hora de revelar o plano de metas. Mas para não errar a mão neste planejamento de marketing digital, o segredo é criar metas claras e atingíveis, analisando a capacidade de entrega que o negócio tem perante a expectativa criada. 

Assim, você será capaz de motivar as equipes de marketing e vendas – fazendo com que elas saiam da zona de conforto e possam se desenvolver profissionalmente. 

3: Integre o planejamento de marketing e vendas

Quando se fala em planejamento de marketing digital, é importante que a estratégia de marketing e vendas andem lado a lado. Assim, sua empresa se tornará uma máquina de aquisição previsível, escalável e sustentável.

As duas equipes devem trabalhar de maneira complementar para que a empresa consiga atingir os objetivos e metas estipulados no planejamento. Por mais incrível que pareça, isso é algo raro de se encontrar nas empresas.

Como a WSI realiza um planejamento digital para impulsionar o posicionamento do seu negócio

A  metodologia da WSI utiliza  uma abordagem consultiva e diagnóstica – ou seja, não há uma solução pronta, “de prateleira” ou focada em uma única ferramenta tecnológica. Nossa proposta é um modelo colaborativo e consultivo, que leva a um alinhamento sobre a nova estratégia de marketing digital. 

O resultado é uma solução personalizada para cada cliente, respeitando  as particularidades setoriais e de seu mercado – seja ele qual for. 

Esse trabalho é feito levando em consideração alguns pontos fundamentais, como:

  • contexto de mercado;
  • posicionamento digital da marca;
  • buyer personas;
  • atuação da concorrência;
  • canais de venda;
  • estágio de digitalização do negócio;
  • grau de maturidade digital da equipe interna;
  • investimentos disponível para marketing digital;
  • resultados obtidos e experiências prévias.

Com isso, é feita uma análise competitiva completa sobre a situação da empresa no mercado, de modo a levantar quais são seus concorrentes. Depois, a análise passa para para o mercado de atuação e seu público-alvo. 

Tendo essas informações, é possível definir as estratégias adequadas, começar a traçar um plano de ação e preparar um cronograma para implantação das iniciativas elencadas.

A estratégia de posicionamento de marketing digital deve ser abrangente e contemplar todos os passos acima citados, para que depois o plano de ação possa ser aplicado de forma assertiva. Conte com a WSI para garantir um planejamento de marketing digital completo para a sua empresa – entre em contato com a nossa equipe!

 

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