Automatizar as ações de marketing é uma alternativa inteligente para uma marca preocupada com sua reputação e resultados no universo digital.
A automatização de processos é um pilar essencial para a eficácia das ações de marketing, para o alcance de resultados assertivos e rápidos, para a otimização de equipes – tornando-as mais produtivas – e cooperando para a integração de tarefas entre as áreas.
Com suas ações mapeadas, você terá visibilidade sobre quais são as atividades que podem seguir sem a presença humana. E para te ajudar, listamos aqui as principais ações de marketing com automação. Acompanhe a leitura e conte com a WSI B2U para ter uma consultoria personalizada pensada em resultado para o seu negócio.
1: Criação e publicação de posts nas redes sociais
Com a agilidade do mundo atual, nem sempre é possível garantir um cronograma fechado para um conteúdo para as redes sociais. Afinal, a prioridade se tornou o atendimento e interações com os seguidores – dando retorno em um tempo curto.
A melhor estratégia é construir um mapeamento de datas, oportunidades e conversas que devam ser geradas com a sua rede — sempre levando em conta todas as variáveis que podem surgir no caminho. Com isso, programe todas as publicações, o que vai auxiliar o desempenho e otimização do conteúdo.
2: Mensagens automáticas
Que tal automatizar as mensagens recebidas no seu canal de atendimento? Isso vai tornar a experiência com a marca ainda mais receptiva. Para iniciar tal ação, a dica é entender quais ações levam ao primeiro contato (por parte do lead) e qual resposta prévia poderá ser enviada pela empresa.
3: Fluxo de automação
Iniciar uma comunicação frequente com seus clientes vai ajudar a manter a sua marca sempre na lembrança, aumentando as chances de vendas. Os fluxos de automação de marketing servem como caminhos pré-determinados para evolução no funil de vendas, introduzindo ações específicas mas acionáveis, de acordo com a interação dos Leads. Vale utilizar mensagens de boas-vindas, enviar materiais especiais, atualizar com promoções, notícias, entre outros.
4: Envios de e-mail
Assim como a programação de posts nas redes sociais, também é importante garantir a programação de envio de email marketing sempre programados. Organize disparos de acordo com o interesse do cliente. Com uma ferramenta de automação de e-mails, é possível segmentar as características dos contatos, planejar um bom conteúdo, utilizar ou adaptar templates que melhoram a performance e entender o caminho que leva à conversão.
5: Relatórios de marketing
Nada de passar horas em planilhas e apresentações – atualmente é possível automatizar a produção de relatórios com os principais KPIs para que você tenha mais tempo para analisar e entender quais ações devem ser otimizadas.
Tenha um funil de vendas trabalhado corretamente e perceba os resultados na prática. Com o time de especialistas da WSI B2U, você garante uma análise completa sobre a reputação digital da sua empresa, com orientações direcionadas para a estratégia de negócios.
É hora de se destacar com suas ações de marketing digital – solicite já um contato e descubra como a WSI B2U pode ajudar a impulsionar suas vendas!