Uma das maiores preocupações, principalmente para quem está começando a investir no Marketing Digital, é sobre quais ferramentas podem ajudar o processo.
A tecnologia tem se tornado muito eficiente e um grande parceiro dos donos de negócio e das agências, que conseguem mensurar melhor tudo o que é feito, além de deixar a divulgação, venda e relacionamento da empresa ainda mais eficiente.
Como sabemos que as oportunidades são muitas e não queremos que você invista errado, organizamos uma lista com as principais ferramentas, que podem ser utilizadas nas suas estratégias. Veja quais são:
Ferramentas de segmentação de e-mails
A comunicação por e-mail funciona muito bem, mas apenas quando eles as mensagens são bem segmentadas.
Uma boa ferramenta de e-mail marketing ajuda o seu time de marketing digital a entregar o conteúdo certo, no momento certo e para o cliente certo.
RD Station
A plataforma da RD é multifacetada. A partir dela, conseguimos trabalhar em diversas áreas. No entanto, a segmentação de e-mail marketing é o carro-chefe. Você consegue gerenciar os contatos, criar grupos de segmentação, programar e-mails e fazer testes A/B, para entender melhor o comportamento da sua base.
MailChimp
Para quem ainda não pode investir em uma plataforma paga, a MailChimp ajuda a fazer um trabalho inicial muito bacana. As contas gratuitas são repletas de funcionalidades, permitindo que você realize um primeiro trabalho de e-mail marketing sem ser insuficiente.
Análise de tráfego e ADS
O tráfego pago é tão importante quanto o orgânico. É fundamental que você tenha estratégias que funcionam para os dois focos, se pretende ter resultados mais concretos e rápidos.
Google Analytics
Gratuito e essencial, o Google Analytics é um direcionador muito eficiente para a gestão de marketing. A partir dessa ferramenta, você entende muito sobre o tráfego do seu site e consegue traçar um planejamento muito mais funcional.
Facebook ADS
A atuação nas redes sociais tem sido muito presente, sobretudo nos últimos meses. Desde o início da pandemia, as pessoas consomem muito mais conteúdo e, uma empresa que não aparece nas mídias, com certeza perde uma fatia de consumidores ativos.
O Facebook ADS é a plataforma de anúncio do Facebook, que permite também direcionar publicidade para o Instagram. A partir daqui, você direciona suas publicações para um público muito mais específico e com maior chance de compra.
Gerenciadores de conteúdo
Não dá mais para gerar conteúdos de forma manual. Os gerenciadores de conteúdo além de ajudarem você no agendamento das postagens, ainda conseguem gerar relatórios que facilitam o trabalho do social media.
Hootsuite
É uma das plataformas mais antigas e consistentes para a função. A interface em coluna, que permite o gerenciamento de todas as suas redes, facilita e agiliza muito as atividades. O Hootsuite permite uma conta gratuita, mas com funções bem simplificadas. Para geração de relatórios e gerenciamento de várias redes, é necessário investir em uma assinatura.
Facebook Estúdio de Criação
Para quem deseja uma ferramenta completamente gratuita, o Estúdio de Criação é muito funcional. No entanto, ele só permite o gerenciamento do próprio Facebook e do Instagram. A partir da ferramenta você consegue agendar publicações em texto, vídeos e os famosos stories.
Ferramentas de Marketing digital: gratuitas ou pagas
Claro que encontrar uma ferramenta de marketing digital gratuita e que atenda todas as suas necessidades é um sonho. No entanto, ainda não é possível!
Se você está começando e ainda não tem um poder aquisitivo suficiente para contratar todas as ferramentas, as plataformas gratuitas ajudam, de fato. Mas é comum que, com o crescimento da demanda de conteúdo, haja a necessidade de contratar um sistema mais completo.
Então analise bem o perfil da sua empresa para entender em qual dos dois momentos ela se encontra!
Você já experimentou as ferramentas de marketing digital acima? O que acha delas?