Você já ouviu falar sobre Growth CRO? E Growth Hacking? No artigo de hoje, entenda o que são essas técnicas e como utilizá-las no aumento da conversão de leads do seu negócio!
O que é Growth CRO?
Antes de entender o conceito de Growth CRO, primeiro nós vamos explicar o que é Growth Hacking.
O termo nada mais é do que uma metodologia que impulsiona o crescimento de uma empresa por meio de hipóteses e experimentos. Na prática, o Growth Hacking segue a seguinte linha de raciocínio:
- foca nos problemas da empresa;
- pensa em melhorias para esse problema específico;
- apresenta as melhores ideias;
- testa essa ideia e aplica-la.
Por fim, a empresa aprende tanto com o sucesso quanto com o insucesso das novas ideias e testes para a solução do problema. É importante saber que você deve seguir a ordem colocada acima caso deseje seguir essa metodologia.
Sobretudo, tenha foco e disciplina para aplicar essa ótima referência na sua empresa.
E o Growth CRO? É a mesma coisa?
Você já viu por aqui que a sigla CRO nada mais é do que a otimização da conversão, sendo um conjunto de técnicas para tirar melhor proveito do seu tráfego, fazendo mais visitantes virarem clientes.
Se seguirmos a mesma lógica do Hacking, o Growth CRO também é uma estratégia de crescimento, porém, que foca, exclusivamente, no meio digital.
Diferentemente da primeira estratégia, a de CRO pretende transformar um visitante em um lead (alguém interessados em fazer negócio com você), fazendo com que ele seja direcionado a fazer algo que você deseja, como:
- preencher um formulário;
- clicar em um banner;
- baixar um material rico, como e-book, checklist e infográfico;
- informar seu e-mail;
- efetuar uma compra;
- entre outros.
Entendeu a principal diferença entre os dois termos? Enquanto um foca em um problema exclusivo da empresa, que pode ser interno ou não, o outro aplica técnicas on-line para a conversão de um visitante em um possível cliente.
2 técnicas exclusivas para começar a otimização
Agora que você entendeu o que é Growth CRO, que tal aplicá-lo no seu negócio? Provavelmente você conheça algumas técnicas de CRO que envolvem teste A/B, botões, CTA e outros.
Mas você já ouviu falar das técnicas exclusivas de medo e recompensa? Elas são bastante usuais e funcionam como um gatilho ao usuário. Veja abaixo:
Desejo de recompensa
O desejo de recompensa nada mais é do que um conteúdo persuasivo que induz o usuário a resolver sua “dor”. Ou seja, a possibilidade de adquirir um produto ou material em troca de uma ação.
Essa técnica é extremamente útil e uma das mais importantes no CRO. Isso porque a maioria das pessoas gostam de obter algum tipo de vantagem, além de terem seus problemas resolvidos.
Medo da Punição
Essa técnica é muito interessante e busca passar uma “punição” ao usuário que não realize determinada ação. Isso significa que caso ele não baixe um e-book, por exemplo, haverá uma má consequência para ele.
Imagine que a sua loja faça uma promoção de um produto exclusivo e limitado. Você, por sua vez, mostra aos usuários que eles têm poucas horas para adquiri-lo, e caso não façam, nunca mais terão a oportunidade de tê-lo.
Os seres humanos são movidos a esses dois estímulos: medo e recompensa. Todos querem resolver sua “dor” e adquirir uma vantagem em cima de algo. Por isso, essas duas técnicas de Growth CRO serão bastante úteis ao seu negócio.
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