É notável o crescimento da presença online das empresas, principalmente em 2020. Mas muito mais que criar um site ou perfis nas redes sociais, é fundamental ter um planejamento. Sem isso, os resultados não são garantidos e você pode estar perdendo dinheiro.
O processo do planejamento de marketing digital pode ser visto como uma etapa desnecessária e teórica por muitos, sendo por isso ignorado. No entanto, com um bom plano você vai traçar a rota certa para o sucesso.
Neste artigo, você vai encontrar algumas dicas importantes para criar um bom plano de marketing digital. Confira!
Quais são os objetivos da sua empresa?
O primeiro passo é definir claramente o que deseja com as ações de marketing digital para que o seu planejamento seja bem focado. Dentre os principais objetivos que você pode seguir estão:
- Exposição e reconhecimento da marca;
- Geração de Leads – Clientes em potencial;
- Vendas diretas no ambiente físico ou online;
- Geração de pontos de relacionamento com seus clientes;
- Atendimento e orientação ao cliente.
Com o objetivo definido, estabeleça as metas, indicadores (KPI´s) e métricas aplicáveis a cada caso. Também vale estabelecer os prazos de execução para fazer as coisas acontecerem.
Quem é o seu público-alvo?
Antes de começar a divulgar sua marca, é importante entender com quem você vai falar. Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil de visitantes de um determinado site.
Com base nesta análise, você será capaz de analisar o perfil adequado e direcionar a linguagem e o conteúdo para produzir as suas ações. Isso também vai ajudar no direcionamento das campanhas pagas, utilizando as ferramentas de segmentação do Google Ads e Facebook Ads, por exemplo.
Quais os canais de marketing digital que você utilizará?
São inúmeras opções de canais que você pode utilizar – e para facilitar a sua estratégia, você deve definir os canais já no início do planejamento de marketing digital. Embora existam muitas opções, foque apenas nos que possuam potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site.
Qual conteúdo a sua marca irá veicular?
O plano de marketing digital também passa pela definição do tipo de conteúdo que será veiculado. A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar.
É fundamental que o seu site possua um conteúdo de qualidade que priorize o relacionamento com o seu cliente, levando informações que gere valor à sua marca e fortaleça essa proximidade. Assim, você terá foco não apenas na venda, como também na fidelização dos clientes.
Viu só como ter presença digital é muito mais do que criar um site? Então aproveite que mais um ano está começando e planeje as ações que deseja trabalhar com a sua marca e quais resultados quer para cada período. E conte com o time da WSI B2U para te ajudar com a estratégia de marketing digital e tenha mais resultados!
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