Quem deseja potencializar as vendas e se tornar um profissional relevante na sua área de atuação precisa incluir as redes sociais na sua estratégia – e para isso, o Social Selling é a melhor alternativa. A metodologia se encaixa como uma das primeiras etapas da oportunidade de vendas: a criação de vínculos e afinidades.
A era digital trouxe mais dinamismo aos relacionamentos, refletindo inclusive na forma de fazer negócios. O que antes poderia ser resolvido com uma ligação impessoal agora pede proximidade, calor, afinidade.
Neste artigo, você vai entender como é possível realizar vendas das redes sociais e como o Social Selling pode te ajudar nesta jornada. Confira!
Rede social ou mídia social: qual é a diferença?
Para muitos, os termos são sinônimos – mas há uma linha muito tênue os separando. Para que você entenda, vamos começar exemplificando o que é uma rede social. O conceito é baseado nas relações online entre as pessoas que possuem alguma afinidade – seja amizade, parentesco, interesse profissional, entre outros. Um bom exemplo de rede social que cumpre esse papel são as famosas redes Facebook, LinkedIn e Twitter.
Já quando falamos de mídia social, estamos nos referindo a ferramentas que disseminam conteúdo e permitem algum tipo de interação do usuário. Aqui, o objetivo não é o engajamento, mesmo que ele ocorra em menor escala. Dentre as mídias mais conhecidas estão os blogs, YouTube e Slideshare.
Por isso, para aplicar o Social Selling, as redes sociais são as mais indicadas – pois são nelas que há chances de construção de relacionamento. Com isso, você será capaz de aplicar as atividades de marketing, vendas e gestão de reputação.Qual plataforma utilizar?
Essa é outra dúvida muito frequente, e que só pode ser respondida por você mesmo, após avaliar o comportamento do seu público alvo. Entenda em qual local ele prefere se comunicar e garanta uma proximidade sem precisar de anúncios. Para isso, vale seguir algumas diretrizes básicas que fazem toda a diferença:
- Escute;
- Responda;
- Prefira contar e informar do que vender;
- Seja autêntico;
- Entregue valor;
- Seja grato.
Ou seja, a melhor forma de garantir vendas nas redes sociais é compartilhando histórias que fazem sentido para seus clientes ou potenciais clientes, com a finalidade de engajamento. Além disso, lembre-se de que a venda é uma decorrência por você ter sido considerado uma referência no ramo e assunto em que atua.
Muito mais do que anúncios pagos, construir a sua reputação profissional é o verdadeiro segredo do Social Selling. É na construção da sua narrativa e no diálogo com seus clientes que a taxa de conversão será maior.
Convencido de que as redes sociais são um potencializador de vendas para a sua empresa? Estar nestas plataformas deve fazer parte da rotina da sua equipe, e com um bom preparo eles estarão prontos para criar uma reputação e ter o retorno desejado.
Para se ter uma ideia, 78% dos profissionais que usam as práticas de Social Selling vendem mais que seus pares. Entre em contato com a WSI B2U e descubra como treinar a sua equipe para gerar resultados reais!