Se o Inbound Marketing tem o objetivo macro de captar e fidelizar clientes por meio da divulgação de um conteúdo qualificado, o fluxo de automação é o responsável, principalmente, por manter esses leads captados ativos, até virarem um cliente de fato.
Nessa primeira etapa, por exemplo, está a apresentação de uma landing page que disponibiliza um e-book em troca de um breve cadastro com nome e e-mail do cliente. Após a captura de um e-mail, é preciso que a empresa tenha alguma estratégia para utilizar esse contato da melhor maneira possível, levando-o a caminhar por todo o funil de vendas até que esteja preparado para a compra.
Agora imagine criar uma estratégia de captação de leads e depois ter que nutrir manualmente cada usuário, cada um deles em um estágio diferente de interesse, um por um. Para solucionar problemas como esse o fluxo de automação pode ser construído e aplicado em suas técnicas de marketing digital.
5 principais etapas que toda empresa deve considerar antes de mergulhar na automação de marketing.
1. Identifique tarefas repetitivas e que consomem tempo
Identificar cada etapa da sua comunicação que tem tarefas repetitivas é o primeiro passo quando uma empresa considera desenvolver um fluxo de automação eficaz.
Para isso é necessário uma compreensão profunda do negócio. Uma boa sugestão é fazer uma representação visual de seu fluxo de comunicação, descrevendo como ele é feito ou como você gostaria que ele fosse desenvolvido.
Conte com a ajuda de diagramas de fluxo para entender melhor o fluxo de trabalho da sua empresa e identificar as tarefas repetitivas.
Este é um passo fundamental que precisa ser feito em estreita colaboração das demais partes interessadas e os usuários reais do processo. Você também pode considerar as economias que terá em termos de tempo e custo efetivas.
Nesse caso, antes de firmar um caminho para o fluxo de nutrição, pode ser interessante aplicar um teste A/B e identificar quais e-mails trazem um retorno melhor de seu cliente, por meio da análise por exemplo, de abertura de e-mail, clique no e-mail, resposta ao CTA e conversão na página de destino.
2. Defina as metas do negócio
Depois de identificar quais tarefas podem ser automatizadas, a próxima etapa será definir suas metas de negócios usando seu fluxo de trabalho manual atual como referência.
Sua meta pode estar relacionada a melhorar o rendimento, ou reduzir o tempo de ciclo em uma única etapa da sua comunicação, ou até o momento em que o usuários estará em uma etapa em que será considerado um lead qualificado, estando pronto para receber uma ligação ou uma promoção especial.
Você pode querer que sua força de trabalho lide com menos entrada de dados e se concentre mais em tarefas de produção. Pode ser qualquer coisa, mas você precisa ser capaz de justificar como seus objetivos de negócios serão alcançados pela automação e como você os medirá.
3. Escolha a solução de fluxo de automação correta
O próximo passo seria decidir os meios até o fim. Como desejamos alcançar as metas de negócios? Para chegar a uma solução, sua próxima etapa prioritária será selecionar a solução de automação de fluxo de trabalho correta.
Com base nas metas que você definiu na etapa anterior, selecione seu software de automação de marketing para automatizar seu processo de negócios. A ferramenta de fluxo de automação de marketing selecionada deve ser simples e fácil de usar e facilmente adaptável por seus usuários.
4. Treine os usuários
O próximo passo é treinar a força de trabalho para usar o novo software de fluxo de trabalho. Qualquer nova mudança trazida pela administração é sempre recebida com resistência, pois é vista como desnecessária ou perigosa pelos colaboradores.
Por isso, é imperativo envolver os usuários finais, desde o primeiro passo, e incluí-los nas discussões para que se sintam parte integrante do processo de tomada de decisão.
Isso define os usuários finais como responsáveis e traz as melhores ideias. Proporcionar um caminho de transição claro do processo manual atual, para o novo sistema automatizado e dar a eles treinamento adequado para ajudá-los a se atualizar, é um grande passo para tornar essa transição bem-sucedida.
5. Mensure os indicadores de desempenho e otimize seu fluxo de automação
Como toda estratégia de marketing digital, a construção de um fluxo de automação deve ter seus resultados medidos e analisados.
O monitoramento e a medição contínuos de seu fluxo automatizado ajudam a identificar os gargalos e sugerir áreas de melhoria. A avaliação contínua de seu fluxo de trabalho recém-atualizado ajudará sua equipe a se tornar mais eficiente.
Os passos acima podem guiá-lo na direção certa para construir fluxos de automação eficientes, que melhoram seus fluxos de negócios com a automação e mais produtividade. Sinta-se à vontade para compartilhar conosco suas experiências.