Você já imaginou tirar proveito das redes sociais para alavancar seu negócio? Se você não tem olhos para esses canais como uma oportunidade de divulgação e vendas, é hora de rever sua forma de atuação e focar em ações que tragam resultados para seu negócio. Além das redes sociais estarem presentes nas ações que aumentam o conhecimento do público sobre a marca, você também pode direcionar esforços para gerar leads (possíveis clientes) e efetuar vendas direto nesses canais.
Mas para que você chegue a esse estágio, é preciso agir da maneira correta para o seu negócio – sem ser invasivo. Para que você entenda um pouco sobre essas possibilidades, nós da WSI reunimos algumas dicas de redes sociais que vão te ajudar a gerar resultados.
Ficou curioso? Então acompanhe a leitura e confira como levar sua empresa para melhores resultados!
1: Social Listening
Para que haja um bom desenvolvimento nas redes sociais é preciso que você trabalhe de acordo com o propósito daquele canal. No caso das redes sociais, as conversas são essenciais para que cada comunidade se torne viva e relevante – e isso pode trazer ótimos resultados.
É exatamente isso que o trabalho de Social Listening vai realizar – uma escuta ativa através de cada ação desempenhada nas redes sociais. Esse processo oferece à marca uma riqueza de informações sobre o que a sua base de seguidores – e até concorrentes – realmente pensam sobre a organização, e o que eles esperam, ou não, encontrar através da comunicação da marca.
Com isso, você vai descobrir o que, de fato, as pessoas estão dizendo sobre seus produtos e serviços, podendo avaliar como suas iniciativas de marketing estão sendo recebidas.
2: Diversifique o seu conteúdo
Muito mais que estar em inúmeras redes sociais, entender quais são os formatos e utilizá-los de forma inteligente é fundamental. Faça um cronograma e diversifique não apenas os assuntos, como também os formatos – vá de postagens tradicionais aos vídeos e stories.
A principal dica para que o seu conteúdo dê certo é observar os assuntos pertinentes ao seu mercado, de forma ampla e abordar cada um deles sob o ponto de vista da sua marca, mas com diferentes formas de se comunicar. Com isso, você vai aumentar o engajamento e gerar mais valor ao seu conteúdo.
3: Cada rede social deve ter seu tom de voz
Para que sua ação dê certo, é preciso que você entenda que não dá para pegar o mesmo post e replicar em diversas redes sociais. Afinal, cada canal merece ter seu próprio tom de voz. Por exemplo, no Twitter, você pode ser mais descontraído; já no LinkedIn, o tom precisa ser mais formal; e no Instagram, sua marca pode mostrar um lado mais artístico.
Isso vai ajudar a transmitir a sua personalidade ao público, independente da rede social que ele te encontrar.
Com esses primeiros passos, você terá capacidade de direcionar melhor seus clientes para uma conversa que gere vendas. E se precisar de ajuda, conte com o nosso time de especialistas!