Primeiro de tudo, vamos contextualizar: o inbound marketing pode ser definido como marketing de atração, em que a principal diferença do marketing tradicional é que o cliente procura por seus negócios de forma online. Para que esse movimento aconteça, a empresa faz uso de estratégias e ferramentas robustas de atração, para então começar o processo de relacionamento, que vem de forma personalizada.
As ações do inbound marketing têm o intuito de direcionar e educar a audiência sobre do que trata sua empresa, seus produtos, sobre seu segmento, e como isso pode resolver as dores de seus clientes. Isso se faz para dar à audiência a sensação de que sua empresa é referência em seu mercado, o que pode balizar e influenciar as decisões de compra.
As empresas atraem os clientes usando conteúdos relevantes e exploram isso por meio de canais com mecanismos de busca e pelas redes sociais. Isso permite mensurar a quantidade de visualizações, as interações, os cliques, conversões de compra, etc.
O objetivo de se investir no inbound marketing é de aumentar a visibilidade do seu produto/ serviço, atrair clientes qualificados em massa, fornecer conteúdos interessantes e relevantes, otimizando o processo de venda. Assim, por meio de estratégia assertiva, o processo de pesquisa e compra se torna mais ágil.
Nesse quadro, as etapas do inbound marketing são:
- Atração. As pessoas devem ser “alimentadas” com conteúdos relevantes, com informações legítimas e com identidade visual coerente à sua marca, para que a procura aconteça de forma espontânea. Isso faz com que seu público seja engajado de forma, podendo ser feito através de:
- blogs que trazem assuntos por nichos e temas e com uma linguagem mais informal e pessoal.
- Pode ser feito pelo chamado SEO, técnica que permite colocar seu conteúdo na primeira página do Google. Isso acontece de acordo com a sua capacidade de oferecer aos usuários da internet, a melhor solução para resolver ou mitigar o problema que causou a busca.
- Pode ser feito pelo link patrocinado/ pay-per click por meio de:
- Search, na compra de palavras-chave do Google Ads;
- Display, na compra de banners que são aqueles anúncios que aparecem na lateral de páginas no Google e/ou;
- Redes sociais, seja pela cadência de postagens não-pagas e conteúdos que atraiam seus interessados, possibilitando segmentar seu público-alvo.
- Conversão. Aqui é a etapa em que as visitas aos sites/ campanhas/ páginas se tornam leads e viram potenciais clientes, porque consideram avançar no processo de compra. Existem algumas possibilidades para fazer esse processo avançar, alguns incentivos, como a criação de ofertas, cupons promocionais, etc.
Aqui também é uma etapa em que se pode investir na compra e criação de “Landing Pages”, páginas específicas que conversam de forma indireta com o lead para induzi-lo à compra. - Relacionamento. Essa etapa exige que a jornada de compra seja respeitada, até o momento certo para se fazer a abordagem. A abordagem deve ser cuidadosa para que se consiga seguir para a etapa de compra e, consequente, para a fidelização, permitindo manter-se na marca para renovação da compra ou nova compra futura.
- Por fim, Avaliação. Aqui o marketing digital é valioso, porque te dá a possibilidade de traçar o caminho percorrido da pesquisa a compra. Essa avaliação, com o tempo, forma um padrão e ajuda a otimizar os esforços em todas as etapas.
O inbound marketing no mundo digital é preponderante, os custos são mais baixos que os investimentos em marketing tradicional, mas exige tempo e constância, até que todo o processo seja orgânico e se auto-alimente. Até que a roda gire sozinha, as possibilidades são muitas para que você teste as melhores práticas para o seu negócio.