Machine learning: uma tendência que já é realidade

Machine learning: uma tendência que já é realidade

A inteligência artificial é uma tendência que já se tornou realidade no mercado digital. É um tipo de tecnologia que permite que as máquinas entendam o comportamento humano, analise o ambiente, aprenda e tome decisões de maneira autônoma e sem intervenção humana. 

Este é um dos principais elementos da Indústria 4.0 e um dos grandes destaques da transformação digital – que já ultrapassou o chão de fábrica e vem tomando cada vez mais o dia a dia de todas as corporações, tornando os modelos de negócio mais competitivos e disruptivos. As estratégias por trás da inteligência artificial vão desde sistemas de recomendação para a compra de produtos até a oferta preditiva de preços de um serviço a partir de sua demanda.

No marketing digital, a inteligência artificial já faz parte do dia a dia, com diversas tecnologias capazes de desenvolver melhores produtos, serviços e estratégias. Confira agora quais são as principais e conte com o time da WSI para iniciar um planejamento mais eficiente em relação à geração de leads, relevância e aumento de resultados. 

Machine Learning

Esta é a tecnologia que permite a aprendizagem automática das máquinas. Por meio dela, é possível processar um grande volume de dados, identificando padrões que geram conhecimento sobre o comportamento dos usuários.

Como resultado, as máquinas entram em um processo contínuo de aprendizado, aprimorando as tomadas de decisão, mesmo sem qualquer intervenção humana. No marketing digital, podemos presenciar a aplicação do machine learning em serviços e produtos de tecnologia – como streaming, que sugere novos títulos de acordo com o seu comportamento de consumo. 

Deep Learning

Outro tipo de aprendizagem profunda de máquinas. Aqui, a tecnologia se baseia nas redes neurais, que utilizam algoritmos mais complexos para se aproximar do funcionamento dos neurônios e do cérebro humano. Esse conceito potencializa a capacidade de processar dados e gerar inteligência.

Ao utilizar o deep learning em uma campanha de vídeo ads, por exemplo, é possível incorporar a dinâmica de performance aos anúncios em vídeo para o chamado topo de funil (quando o usuário está só curioso a respeito de um tema, mas sem a decidida intenção de compra), permitindo a variação de um anúncio ou chamada, com base nas predições do algoritmo sobre comportamento e preferências de cada usuário. Tudo isso de forma automatizada. 

Reconhecimento de voz: uma aplicação real de machine learning

Os famosos assistentes virtuais não são só divertidos, mas também funcionais – e um exemplo simples de como o machine learning pode ser aplicada no marketing digital. 

Essas plataformas são interfaces de voz do usuário (voice user interface ou VUI), que utilizam a tecnologia de IA de Conversação. Isso representa um avanço na interação humano-computador. Em vez de menus, cliques ou toques, usamos a voz, que é a forma mais natural com que os seres humanos interagem com o mundo. Então, a inteligência artificial tem a tarefa de entender o que as pessoas falam para também falar com elas e realizar as tarefas que elas desejam.

Para isso, esses sistemas se baseiam no processamento de linguagem natural, que não apenas entende o que as pessoas dizem, mas também responde, interage e aprende cada vez mais. E elas vão além: elas não entendem só o que falamos, mas também como falamos, o que permite captar nuances emocionais de uma fala.

Que tal trazer esta grande tendência para o seu negócio e alavancar a sua receita? Conte com a WSI e entenda como podemos te ajudar!

 

 

 

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