Lead: o que é e por que ele é tão importante para o seu negócio?

Lead: o que é e por que ele é tão importante para o seu negócio?

A palavra “lead” é uma das mais comuns quando o assunto é marketing digital. O termo se refere a um possível comprador do seu produto ou serviço e, por isso, é fundamental entendê-lo.

No entanto, ainda há muita confusão sobre o que é lead, quais as melhores abordagens e como identificar um cliente em potencial a partir desse grupo de contato.

Por isso, elaboramos um post pequeno e bem completo, explicando de forma simples tudo o que você precisa entender para não errar mais sobre esse assunto. Confira. 

O que é um Lead?

Como falamos no início do post, o lead é um possível comprador do seu negócio. Explicando melhor, é aquela pessoa que entrou em contato ou demonstrou interesse indiretamente sobre o seu produto ou serviço.

Hoje, a captação do lead, segundo o Content Marketing Institute, é a principal meta estratégica para muitos profissionais do marketing. Outros também consideram essa ação como um dos três maiores objetivos das empresas que se comunicam pela internet.

É a partir do lead que o seu relacionamento, como empresa, inicia. Quando ele é bem estruturado e você consegue direcionar corretamente o contato pelo funil, até concluir a venda e fidelizá-lo.

Por que a sua empresa precisa gerar leads?

O lead é uma oportunidade de negócio. Hoje os consumidores estão muito mais ativos na internet e têm uma autonomia na decisão de compra muito maior. 

Nessa era digital que vivemos, o consumidor precisa confiar e se relacionar bem com uma marca, para depois comprar dela.

Gerar oportunidades de iniciar um relacionamento com esse perfil, só vai aumentar as chances de você concretizar uma venda e lucrar mais.

Diferente do passado, as empresas não devem mais esperar um cliente entrar em contato. O mais indicado é gerar oportunidades, chamariz para que o lead chegue e você, então, inicie o processo.

Visitante, lead, contato e cliente: qual a diferença entre eles?

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing voltada para a prospecção de leads, é importante diferenciar esse conceito de outros, como Contatos, Cliente e Visitante.

O visitante é qualquer pessoa que acessa a sua página na internet ou o seu perfil nas redes sociais. Essas pessoas podem chegar até você de diversas maneiras e não necessariamente elas vão consumir algum dos seus produtos ou serviços.

No entanto, é a partir das visitas que esse cliente terá interesse em conhecer mais do seu negócio e, talvez, fazer o primeiro contato.

O contato é o estágio posterior ao lead, quando a pessoa mantém um contato mais direto e frequente com a sua empresa. 

O contato responde seus e-mails, atende ligações e interage de todas as formas, porém, ainda não está decidido se deseja comprar ou não de você.

O cliente, como você provavelmente já entende, é aquela pessoa que adquiriu algo da sua empresa e pode manter uma relação de fidelidade.

Como gerar leads qualificados?

A geração de leads qualificados – aqueles com maior potencial de se tornarem clientes – precisa ser pensada com atenção.

Para estruturar bem essa estratégia, há ações importantes, como:

  • defina bem a sua persona, ela ajuda a direcionar o conteúdo para o lead certo;
  • crie conteúdos atrativos para a sua persona. Evite focar em muitos públicos;
  • monte um calendário para alimentar esses leads, para agir proativamente na prospecção;
  • acompanhe todas as métricas do chamado funil de vendas.

Gerando leads em potencial, as suas chances de fechar vendas são bem maiores. Precisa de ajuda com a sua estratégia de marketing digital? Entre em contato conosco.

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