Regularmente, o Google lança novas atualizações de seu algoritmo. O objetivo de cada atualização é melhorar a experiência do usuário na rede de pesquisa e apresentar a eles os melhores resultados de acordo com a intenção de busca. O papel dessas atualizações é organizar bilhões de páginas existentes na internet e classificar de forma relevante e valiosa os resultados aos usuários.
Melhoria nos resultados de pesquisa
O objetivo das atualizações do algoritmo Google é sempre melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa. A maioria das alterações são concentradas em um ou mais recursos específicos, como combate ao spam ou – como é o caso da atualização junho e julho último – para melhorar os resultados de classificação de sites rápidos.
O resultado de uma atualização é sempre uma melhor experiência dos usuários na rede de pesquisa do Google, oferecendo resultados de pesquisa mais relevantes, precisos e refinados. Do ponto de vista do profissional de marketing ou especialista em SEO (search engine optimization), essas atualizações podem apresentar alguns problemas de curto prazo, mas, uma vez que nos ajustamos às atualizações, podemos usar as melhorias para alcançar o público e oferecer a eles um conteúdo mais relevante.
Importância das atualizações
As atualizações de algoritmos do Google, como consequência, também podem levar a mudanças de curto prazo nas classificações das páginas. Sua empresa ou sua equipe de marketing precisarão observar esses movimentos de updates cuidadosamente, ajustar a abordagem de SEO para trabalhar com as atualizações e restaurar ou melhorar seus resultados na rede de pesquisa.
Impacto de curto a longo prazo
A todo momento o Google faz atualizações em seus algoritmos, a maioria delas são pequenos ajustes em funções e recursos específicos e geralmente são imperceptíveis para os usuários. Contudo, as atualizações principais são realizadas em uma frequência menor e envolvem atualizações mais substanciais, o que pode resultar em mudanças totalmente perceptíveis. Os usuários comuns podem não perceber essas mudanças, mas os profissionais de SEO, que otimizam sites seja para B2B ou B2C, quase sempre percebem.
O impacto para seu negócio, que depende do site, blogs ou ecommerce para vender ou ser encontrado, podem ser muito significantes, com o tráfego de usuários sendo derrubado do dia para a noite.
Spam update x core update: qual a diferença entre elas?
Em 17 de novembro de 2021, o Google lançou mais uma atualização importante, a Spam Update, apenas quatro meses após a primeira grande atualização de núcleo duplo, o Core Update. A atualização principal de novembro resultou em uma volatilidade geral maior do que em junho/julho. Agora, qual a diferença entre essas atualizações? Veja abaixo como o Google responde:
Spam Updates lidam com conteúdo que não segue nossas diretrizes. Core updates são simplesmente um ajuste na maneira pela qual avaliamos conteúdo como um todo.
Ou seja, Core Updates dizem respeito a mudanças em fatores de rankeamento (classificação na rede de pesquisa) que podem melhorar ou piorar a performance de conteúdos com características específicas.
Por sua vez, Spam Updates são pequenas melhorias que visam reforçar a atuação do algoritmo à vista das diretrizes de qualidade, que definem quais tipos de conteúdo devem aparecer na pesquisa, e quais não são relevantes ou apropriados para o usuário.
Achou tudo isso muito técnico e quer apenas acompanhar o desempenho do seu negócio? Acompanhe nosso blog e aprenda mais sobre marketing digital, ou fale conosco que traduzimos tudo isso em uma linguagem que faz a diferença para o resultado da sua empresa!