Cuidados com o envio de email marketing

Cuidados com o envio de email marketing

Fazer uso de email marketing é uma forma inteligente de fidelizar clientes e gerar receita. Prova disso são os dados da pesquisa da Wordstream, que mostra que as campanhas de email tiveram uma taxa de conversão média de 4,29% em 2021.

Mas para garantir sucesso nos envios de email marketing é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, há mudanças significativas de privacidade que não podem ser ignoradas.

Confira agora como aprimorar sua estratégia de envios e estar de acordo com as novas medidas de privacidade. 

Privacidade levada a sério

A perda dos cookies e a ampla adoção do Apple Mail Privacy Protection (MPP) pelos usuários do iOS (97%) fez com que as marcas precisassem se preparar para novas estratégias de envio. Isso quer dizer que o recurso pode ocultar endereços IP e bloquear conteúdo remoto, resultando em taxas artificiais de abertura de email, imagens que não são carregadas automaticamente e dificuldade em rastrear dados de atividades relacionadas a e-mail (por parte dos profissionais de marketing). 

Existe um movimento para diminuir o uso de cookies de terceiros. O relatório SparkPost aponta que mais de 50% dos dados abertos se tornarão não confiáveis ​​até o final de 2022. Isso significa que as empresas provavelmente terão que confiar mais em dados first-party.

Por isso, vale repensar os fluxos de nutrição e melhorar todos os canais de comunicação, visando ter uma mensagem concisa e um alinhamento por meio de diferentes fontes de aquisição e retenção de clientes. As equipes de marketing provavelmente terão que inovar nos métodos que usam para coletar dados, já que seus próprios dados serão seu ativo mais valioso.

Também é importante fazer uma boa revisão nos seus KPIs, já que a confiabilidade das taxas de abertura de email será afetada pelo MPP, bem como outras métricas importantes, como o Custo de Aquisição de Clientes, que podem ser afetadas – pois a segmentação dos anúncios pode ficar mais difícil. 

Além disso, há de seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados. Nela, há 10 bases legais que autorizam empresas e organizações a utilizarem os dados que possuem. É preciso entender todas elas para garantir que a sua empresa não esteja enviando comunicações para contatos de maneira proibida por lei.

Os botões de opt-in e opt-out também devem estar visíveis. Botões escondidos e nada intuitivos e processos inefetivos são práticas comuns para dificultar a saída de um lead. 

Outro ponto é capturar apenas o necessário. Isso vai ajudar não apenas a cumprir as normas da LGPD, como garantir um formulário mais prático de ser preenchido.

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