Estratégias de funil são sempre bem vindas e muito utilizadas – mas você sabe a diferença entre funil de conteúdo e funil de vendas?
A disposição é a mesma, mas a composição possui notáveis diferenças. Mas é importante trabalhar ambos, pois ambas as etapas se encontram e trabalham em conjunto para que os objetivos da empresa sejam atingidos.
Independente do funil – seja vendas ou conteúdo, é preciso ter um bom planejamento e uma equipe preparada para trazer os resultados que o seu negócio deseja atingir. A WSI B2U está preparada para prestar toda a consultoria necessária, com uma análise aprofundada e um plano de ação objetivo.
Confira agora as diferenças entre funil de conteúdo e funil de vendas.
Características do funil de conteúdo
O funil de conteúdo funciona como um fio condutor para guiar um lead durante a jornada de compra. Seu principal objetivo é atrair, converter e fidelizar um cliente, convencendo-o de que você oferece a melhor solução para seu problema.
Para isso, o funil é dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo – sendo que cada um possui um contexto adequado, auxiliando na captura do usuário em cada momento da jornada.
Funil de vendas
Essa é a etapa da concretização das vendas. Depois de percorrer todo o funil de vendas, o lead vai para o time comercial.
Também com 3 etapas, o topo de funil é o primeiro contato telefônico com o cliente. Depois, as dores do cliente são entendidas e é apresentada a solução. Já no fundo do funil, a empresa já tem a afirmativa do cliente e é dada sequência com o envio de proposta e fechamento da venda.
Por que é importante trabalhar o funil?
Em ambas as situações, trabalhar com o funil potencializa a sua estratégia. Isso porque ao contrário da mídia tradicional, que interrompe e evidencia a marca e o produto a serem vendidos, o marketing de conteúdo fornece informações valiosas que primeiro ajudam o cliente e, depois, fixam a marca com uma relação de troca.
Assim, com o funil de vendas, o fechamento de uma compra se torna mais fácil. Desta forma você vai gerar confiança e criar conexões mais profundas entre as marcas e seus consumidores.
Por isso, a recomendação dos especialistas da WSI B2U é trabalhar de forma aprofundada em todas as etapas do funil de conteúdo – para dar uma base sólida para construir a próxima etapa- o funil de vendas.
E a sua estratégia, contempla esses funis? Nunca é tarde para otimizar o seu planejamento – e para isso, conte com a WSI B2U. Trazemos a nossa expertise na análise do negócio, criando o funil de conteúdo e vendas mais adequado, sempre pensando em atingir os objetivos da sua venda.
Com ações focadas em resultado, oferecemos um mix de soluções capazes de gerar relevância e lucratividade. Ficou curioso? Então é hora de solicitar um contato do nosso time e descobrir quais estratégias que vão fazer você chegar ao sucesso. Conte com a WSI!