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O que é Social Selling: Reputação Profissional, Network, Prospecção e Vendas
Para responder a “O que é Social Selling”, vamos falar em digitalização dos negócios e das pessoas, que já parece um tanto redundante. O fenômeno, que já vinha ocorrendo de forma acelerada, ganhou impulso pelo Covid-19 e a pela consequente diminuição na circulação de pessoas, tornando a forma digital de trabalho mais explícita.
É fato que o mundo e as pessoas já vinham mudando, nas formas e instrumentos de trabalho, hábitos, nos dispositivos digitais, tecnologias, comportamento do consumidor, processos de compra e muito mais.
Se antes poucos haviam se preparado para uma vida mais on-line, agora muitos se apressam a reduzir essa lacuna, com empresas e profissionais atentos aos comportamentos nas redes sociais como forma de realizar suas tarefas.
Em decorrência das mudanças havidas surgiram as rotinas comerciais de Social Selling, que incentiva a utilização de redes sociais profissionais para encontrar pessoas com as quais desejamos estabelecer relacionamentos profissionais, alimentar esses relacionamentos e expandir nosso network.
Muito além de simplesmente usarmos uma extensa lista de contatos, Social Selling propõe construir relacionamentos profissionais duradouros e focados no objetivo de negócios, o que vai muito além de apenas realizar uma transação comercial e encerrá-la.
Social Selling vale especialmente para aqueles que desempenham atividades comerciais e precisam se posicionar como fonte de credibilidade e influência para seus clientes. Isso é relevante para vendedores profissionais, gestores de vendas, representantes comerciais, consultores ou profissionais liberais, os quais, em maior ou menor grau, precisam mostrar seu expertise profissional, gerar contatos e fechar negócios.
Para aplicar as práticas de Social Selling, precisamos considerar como esse profissional, que exerce em maior ou menor grau alguma atividade de negociação e vendas, está construindo e expondo sua reputação profissional.
Uma das poucas certezas que ainda restam é que, mesmo em um mundo cada vez mais digital, com inúmeras tarefas sendo realizadas pela internet, todo negócio é um negócio social. Pessoas compram de pessoas e nos sentimos mais a vontade de interagir e comprar de quem confiamos.
O que mudou na era digital para a construção de relacionamentos não foi somente o meio de contato, do mundo físico e presencial para o mundo on-line. Mudou significativamente o modelo de como os clientes preferem ser tratados, e mudaram em consequência as técnicas comerciais e de vendas, para apresentam melhores resultados. Se antes o modelo vencedor era baseado em práticas como a realização de cold calls (ligações telefônicas para um desconhecido), qualificar e fazer apresentações de vendas para um possível cliente, as novas praricas mostram que fazer contato pelas redes sociais, educar e engajar é um modelo vencedor em termos de resultados para o negócio.