Social Selling aponta para o alinhamento das equipes de vendas e marketing na era digital
Social Selling representa hoje a diferença entre obter ótimos resultados em uma economia cada vez mais digital, ou a manutenção de práticas ultrapassadas e pouco eficazes de geração de negócios.
Naquelas empresas que já estão à frente da concorrência e viram a vantagem de adotarem as práticas de Social Selling, é comum encontrarmos as a equipe de vendas tendo apenas uma vaga noção do que a equipe de marketing faz, e vice-versa. É fácil se deixar levar pela rotina do dia a dia e ver que o departamento de marketing não sabe o que os vendedores estão fazendo, como estão adaptado seu conteúdo e mensagens para lidar com seus desafios, e como buscam alcançar seus objetivos. Assim, esses dois departamentos vitais estão fora de sincronia.
Social Selling bem sucedida significa também o alinhamento das equipes de marketing e vendas. Essa não é apenas uma falta de sincronia encontrada nas empresas que incorporaram o Social Selling como práticas de trabalho de suas equipes comerciais, mas no mundo digital isso fica mais evidente.
Com a crescente popularidade do Social Selling, surge a percepção de que mais conteúdo direcionado é necessário para cada fase do funil de vendas. Os vendedores queixam-se frequentemente que eles não têm os recursos de que necessitam da equipe de marketing, enquanto a equipe de marketing continua a criar conteúdo e pesquisas para público-alvo da marca. Esse vai e volta pode continuar indefinidamente e já colocar todos na mesma página.
O pessoal de marketing geralmente têm objetivos diferentes em mente com os recursos que eles criam. Eles se concentram na construção de marca e estratégias de longo prazo, enquanto os vendedores um foco diferente, que se baseiam em problemas de curto prazo, interações e promoções.
É vital que as duas equipes estejam conectadas; os vendedores precisam compreender as grandes metas do pessoal de marketing, já a equipe de marketing precisa de uma melhor compreensão do cronograma das diversas etapas de vendas, a fim de poderem criar os recursos necessários para cada ponto de contato durante o processo de vendas.
Alguns números interessantes que o Social Selling o ajuda a resolver
- 48% dos vendedores NUNCA fazem FOLLOW UP com seu potencial cliente.
- 25% dos vendedores fazem um SEGUNDO contato e param.
- 12% dos vendedores fazem somente TRÊS contatos e param.
- 80% das vendas são feitas do QUINTO AO DÉCIMO SEGUNDO contato.
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