Você já se perguntou porque após definir sua estratégia de marketing e começar a atuar com frequencia nas redes sociais seus posts acabam por não gerar o engajamento e buzz que você inicialmente esperava?
Um dos motivos pelos quais todo o seu esforço de publicação e marketing não funcionar pode ser um baixo entendimento de seu público-alvo ou públicos-alvo.
Como um bom estrategista de marketing você precisa conhecer a fundo as “personas”, suas necessidades, dificuldades, vontades e começar a enxergar o mundo como o seu cliente-alvo enxerga.
É exatamente por isso que a criação de personas é extremamente necessária.
O que são personas?
Buyer personas são personagens, representações generalizadas de seus clientes ideias (e potenciais clientes). Você generaliza e engloba determinados clientes-alvo em uma categoria similar para que você consiga entendê-los melhor, e atendê-los melhor; ajudando a adequar seu conteúdo às necessidades especificas comportamentos e preocupações de diferentes grupos (seja na forma de conteúdo, marketing, produto, ou discurso de vendas)
Outro problema que pode ocorrer é de você já ter definido suas personas mas elas não estarem funcionando. Por que isso corre?
Como definir corretamente suas personas?
Para definir corretamente suas personas elencamos alguns pontos importantes:
- Baseie suas personas em pesquisas de mercado e/ou dados internos de sua empresa
- Colete o máximo possível de informações de visitantes, leads e potenciais clientes
- Utilize o seu pessoal de campo (equipe comercial, vendas, telemarketing, televendas, suporte, etc.)
- Faça as perguntas certas
- Crie personas negativas
Construindo suas personas corretamente você acerta na mensagem, na forma, na linguagem, no conteúdo e consegue um maior engajamento em seus esforços de marketing.
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