Recentemente li um post no blog de um colega Leandro Ramos (clique aqui para ler na integra) que achei bem interessante e vou discutir em cima disso.
Atualmente os shoppings perceberam que ofertar o serviço de Wi-fi gratuitamente pode ser muito interessante para que os shoppings passem a entender e ter um relacionamento mais direto com os frequentadores e clientes. Assim, oferecem o acesso mediante um cadastro.
O interessante é que isso abre uma possibilidade imensa para que os shoppings centers coletem dados sobre o consumidor, desde um simples CRM (com dados dos frequentadores/clientes) até para entender deslocamentos e comportamentos do frequentador dentro do shopping. Por exemplo: mapeando a conexão e roteadores é possível saber por onde os clientes passaram, que corredores visitou e ainda entender inclusive o comportamento de navegação do cliente (páginas que visitou, aplicativos que utilizou) com a conexão gratuita.
Leandro cita um exemplo: “Nos shoppings de São Paulo um dos termos mais buscados são os resultados do placar da rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com esse rastro deixado pelo usuário é possível saber qual time de futebol o cliente torce e enviar uma promoção personalizada”.
Além do simples acesso a internet, alguns shoppings tem começado a ofertar e criar aplicativos (apps) para facilitar e melhorar a experiência dos clientes nos shoppings centers. Funcionalidades comuns são: onde deixei o veículo, programação de cinema, traçar rotas dentro do shopping, reservar mesa nos restaurantes e até pagar o estacionamento via app.
Mas esse é apenas o começo. Ainda á muitas oportunidades para que os shoppings centers possam de fato melhorar a experiência dos clientes e frequentadores e aprender mais sobre seus usuários e comportamentos, fazendo disso uma plataforma de marketing robusta. Imagine você como cliente:
- ser alertado sobre a quantidade de vagas disponíveis e onde encontrá-las
- pedir seus pratos na praça de alimentação e ser alertado quando estiver pronto
- ganhar descontos ou concorrer a promoções por passar em determinados pontos do shopping ou dar check-ins em lojas, corredores ou locais
- participar de promoções em datas especiais sem ter que pegar enormes filas para trocar cupons e acompanhar tudo isso no app
Seria de fato uma experiência muito mais imersiva para os clientes e traria muitas informações importantes para os administradores de shoppings. Com esses serviços os administradores dos shoppings centers poderiam compreender quais os andares e vagas de garagem mais concorridos, direcionar fluxos de veículos, entender gostos e preferencias de clientes, perfil de consumo, direcionar fluxo de pessoas para áreas menos valorizadas do shoppings centers e até criar uma plataforma de anúncio interna que pode ofertar produtos e promoções baseadas no perfil de cada cliente.
Isso te remete à famosa cena do filme Minority Report?
Pois bem, estamos perto dessa realidade, os primeiros passos já foram dados, o importante é que cada oferta para melhorar a experiência dos clientes é também uma oportunidade de aprender e se relacionar mais intimamente com os frequentadores e clientes dos shoppings.
Se quiser saber mais pode entrar em contato com um de nossos especialistas da WSI B2U.