6 razões de abandono do carrinho no e-commerce
Os principais motivos pelos quais os consumidores desistem da compra nos sites de e-commerce.
E-commerce tem apresentado um crescimento inquestionável como forma de comércio, contudo ainda são encontradas muitas barreiras para a conversão de vendas. Conhecendo-as é possível adotar ações de mitigação, melhorando o desempenho das vendas.
Confira seis razões mais apontadas por consumidores de e-commerce ao abandonarem seus carrinhos de compra:
- Custos de entrega inesperado: surpresas desagradáveis com custos de envio ao fechar a compra, não informados ou não deixados claros no início da compra.
- Necessidade de criar uma conta: Longos cadastros e/ou de difícil reenchimento, ou com informações que restringem o acesso do novo cliente a todos os benefícios do site.
- Consumidor só realizando pesquisa: Pessoas adicionam itens ao carrinho para fazer comparação com outros produtos, ou simplesmente para ver o custo final (com frete, prazo de entrega, etc.), sem ter a intenção de realmente comprar naquele momento.
- Preocupações com a segurança do pagamento: Os clientes precisam confiar na segurança de seu site. Uma marca de confiança, o desempenho geral do site (rápido carregamento), um bom design e referências sociais são alguns itens que transmitem credibilidade.
- Checkouts confuso: Um processo de checkout precisa ser fácil de entender, evitar atritos com os compradores, deixar claro os passos seguintes para completar o pagamento, ter campos de formulário bem claros e possuir uma linguagem acessível a todos.
- Não foi possível encontrar o código do cupom de desconto: Frequentemente os códigos que permitem desconto na compra não são claros ou não estão acessíveis.
E-commerce com desempenho superior e altas taxas de conversão adotam práticas para mitigar os pontos negativos relatados. Soluções passam pela arquitetura do site, navegação amigável, design atraente, inclusão de elementos de credibilidade, entendimento da jornada do cliente, dentre outras.
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