Social Selling funciona porque os compradores também se tornaram digitais
Social Selling é uma expressão cada vez mais presente na internet, mas o que é exatamente essa tal da “venda social”? É a forma como qualquer pessoa envolvida com vendas ou geração de negócios, que está atenta ao universo digital, vende sem ter que empurrar friamente nada a ninguém. Social Selling é o uso das mídias sociais por profissionais para ouvir, se relacionar, engajar-se e colaborar com os consumidores. Tudo isso porque os compradores também se tornaram “compradores sociais”.
A venda tradicional envolve uma sequencia de e-mails e ligações frias, na tentativa de marcar uma apresentação. Os vendedores da era digital ajustaram suas estratégias de prospecção para formas mais criativos e eficientes, focadas no cliente e não em seus próprios discursos.
O modelo mental e o hábito dos compradores mudaram, mas poucos se deram conta que é preciso mudar a rotina de vendas para manter-se competitivo, com o uso de técnicas de outbound marketing como o Social Selling.
Não se assuste! Você ouviu corretamente: Social Selling é uma técnica de outboud marketing, que mesmo sendo o oposto da cada vez mais difundida tendência de inbound, traz resultados impressionantes.
Veja algumas estatísticas interessantes sobre Social Selling:
- Os representantes de vendas que aderiram ao processo de Social Seling são 79% mais propensos a atingir sua quota. (Aberdeen Research Group).
- 78% dos vendedores que usam as mídias sociais vendem mais que seus pares. (Forbes)
- Líderes de Social Selling têm 45% mais oportunidades de vendas. (LinkedIn)
- 54% daqueles que usam social Selling fecham negócios como resultado direto de suas práticas nas mídias sociais. (A Sales Guy Consulting)
- 75% dos tomadores de decisão B2B e 84% dos de nível C e executivos VP usam as mídias sociais para ajuda-los em suas decisões. (IBM)
Aqui estão alguns dos primeiros passos para aderir aos novos processos de vendas B2B, usando Social Selling.
Use o Linkedin
E-mails frios funcionam; e-mails frios seguidos de ligações frias também funcionam, mas você precisa maximizar suas chances em todos os canais de prospecção, deixando uma boa imagem e gerindo sua reputação junto a seus prospects.
A chance dos vendedores conseguirem sucesso em uma cold call aumenta enormemente à medida que o contato é previamente esquentado através das técnicas de Social Selling.
As pessoas podem não se lembrar do seu nome a partir de um e-mail frio, porque eles recebem esses e-mails todos os dias. Mas se conectar a eles pelo Linkedin vai ajudá-lo a ter outro ponto de contato, deixando-o constantemente em seu radar.
Fale
Falar também é uma das melhores maneiras de começar a se envolver com seu público e destacando-se como um especialista em sua área de atuação.
Social Selling é sobre como se envolver com as pessoas de uma forma natural e desarmante. É sobre dar e receber, ser autêntico e nutrir relacionamentos em todos os momentos.
Se quiser saber mais sobre Social Selling assista a esse vídeo.