A reputação é parte vital de nossas vidas e negócios, tanto nos relacionamentos profissionais quanto pessoais. Como indivíduos nós somos capazes de moldar nossa reputação, através das nossas ações e relacionamentos. Quanto mais nos dedicamos à gestão da reputação, melhor ela será.
No mundo dos negócios funciona da mesma forma. Como clientes optamos por fazer negócios com marcas que confiamos, com base em sua reputação e no boca a boca que ouvimos. No ambiente de trabalho escolhemos cooperar com organizações que têm credibilidade em uma determinada indústria. Fazemos isso para nos sentirmos protegidos e bem com nossas escolhas.
Reputação no mundo digital é ainda mais impactante – para melhor ou para pior. Devido à presença simultânea da informação em todos os lugares, e à conectividade dos consumidores através das redes sociais e diretórios online. Opiniões on-line são o boca a boca potencializado. É preciso estar atento à sua reputação e geri-la, sob o risco de outros assumirem o controle de sua reputação por você.
Gestão da Reputação On-line em quatro passos
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Ouça seus clientes
As pessoas que tiveram interações diretas com a sua marca – ou seja, os seus clientes – são os melhores amplificadores de sua reputação. Mas é melhor você garantir que sua reputação seja positiva na mente de seus clientes.
Ter um processo de feedback com seus cliente é uma ótima maneira de saber o que seus clientes estão pensando. Pode ser uma pesquisa por e-mail, um telefonema rápido ou simplesmente pedindo pessoalmente.
E se você não gostar do que ouvir, pergunte aos clientes como pode melhorar e, em seguida, prometa-lhes que vai trabalhar neles. O feedback negativo na forma de crítica construtiva é tão poderoso quanto um feedback positivo.
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Recolha comentários on-line
88% dos consumidores confiam em opiniões on-line, tanto quanto recomendações pessoais. Mas como conseguir mais comentários online? Comentários são importantes para construir a sua reputação e é uma ferramenta de vendas muito poderosa. Potenciais clientes vão comprar de você simplesmente pelo que outras pessoas – muitas delas desconhecidas – disseram sobre você. Direcione seus clientes com links para deixarem comentários positivos, nos canais que eles costumam frequentar.
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Compartilhe a opinião do cliente
Sempre que você receber elogios de clientes, não seja tímido em mantê-lo em segredo. Deixe o mundo saber quando um cliente o elogiar. Seja através de um depoimento escrito exibido em seu site ou uma foto ou vídeo compartilhado nas redes sociais, use todos os canais à sua disposição para compartilhar o elogio. Aproveitar a reputação positiva é uma maneira infalível para gerar novos negócios.
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Aprenda e melhore
Vamos repetir: mesmo um feedback negativo pode ser uma coisa positiva. Em vez de ficar na defensiva, abrace o feedback negativo de seus clientes e prometa-lhes que você vai aprender e melhorar com a experiência. Não apenas fale, mas de fato melhore.
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