e-commerce

Novas Tendências em Automação de Marketing

Evolução da automação de marketing

Nos últimos anos acompanhamos o mercado de automação de marketing surgir, crescer e mudar a forma de trabalho das agências tradicionais de marketing B2B. Segundo estudos realizado, já em 2014 quase 70% das empresas usavam uma plataforma de automação de marketing ou as estavam instalando. De lá para cá essa porcentagem só cresceu (fonte: Grupo Aberdeen). Confira algumas das ultimas tendências em automação de marketing.

A automação de marketing se transformou em uma plataforma de marketing variada e diversificada. Os negócios que utilizam o software de automação mostraram gerar duas vezes leads (clientes realmente interessados no negócio) do que aqueles que utilizam software de envio de e-mail, por exemplo. Também são reconhecidos por serem duas vezes mais efetivos na comunicação, de acordo com a pesquisa de 2015 realizada pela Autopilot.

Com este aumento uso de software de automação de marketing, as empresas e áreas de marketing de grandes empresas descobriram novas estratégias para tirar o máximo proveito das práticas de “marketing automation”. Essas tendências em  automação de marketing mostram que ela se tornou um componente valioso da caixa de ferramentas de qualquer marketing mix.

Novas tendências em automação de marketing – 2017

Marketing baseado em contas (Accounted-based Marketing)

O chamado marketing baseado em contas (Account-based marketing ou ABM) é uma forma dinâmica e altamente personalizada de Inbound Marketing. É uma técnica de marketing projetada para aprimorar a comunicação com um cliente ou um potencial cliente importante.

A automação de marketing também permitiu que os desenvolvedores da ABM criassem campanhas de marketing personalizadas com base em dados de usuários, fornecendo conteúdo simplificado e uma experiência consistente para esses clientes importantes.

Gerenciamento dinâmico e mudanças intuitivas

As campanhas de marketing são a espinha dorsal das práticas modernas de marketing. Com a adição de software de automação de marketing na maioria das agências de marketing focadas em B2B, o gerenciamento dessas campanhas tornou-se um processo cada vez mais direto.

A automação de marketing fornece aos gestores relatórios de dados claros sobre o que está funcionando em qualquer parte da campanha e o que não está. Com esse conjunto de dados os profissionais de marketing agora podem comparar as campanhas lado a lado, decifrando exatamente onde uma campanha perdeu a eficácia. Ao mirar os equívocos e erros de cálculo através de análises automatizadas, os ajustes podem ser feitos em tempo real para campanhas de marketing que já iniciadas.

Marketing de conteúdo alinhado com automação de marketing

O marketing de conteúdo – também conhecido como Inbound Marketing – é uma estratégia de marketing para obter, organicamente, a atenção de potenciais clientes e leitores por meio de conteúdo informativo e efetivo. Este conteúdo pode ser qualquer coisa como postagens de redes sociais, artigos no Blog, ou uma Newsletter enviada por e-mail.

As técnicas de automação de marketing aumentaram os resultados já bem sucedidos das campanhas de marketing de conteúdo. A automação de marketing registra os resultados de campanhas anteriores e pode medir os dados de um perfil demográfico específico, para descrever onde e quando o conteúdo deve ser compartilhado com um público-alvo.

Adotando algumas as práticas de automação de marketing, como parte de sua estratégia de Inbound Marketing, fará seu negócio estar à frente dos concorrentes locais, e na mesma sintonia das empresas de ponta do mercado mundial, colhendo os frutos já comprovados. No Brasil a adoção de práticas já consagradas sempre ocorre com o atraso de alguns anos, mas se quiser saber mais é só falar conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

9 − 7 =