Você acompanha os resultados digitais do seu negócio? As ferramentas de análise, também conhecidas como Analytics, permitem que você monitore e analise dados sobre o desempenho do seu site, campanhas de marketing, vendas e outros aspectos importantes do seu negócio.
Segundo um estudo da McKinsey & Company, as empresas que usam análise de dados para tomar decisões têm 23 vezes mais chances de se destacar em relação aos concorrentes. Já um estudo da Gartner mostra que 90% das empresas que implementam uma estratégia de dados e análise de dados terão uma taxa de retorno sobre investimento positiva.
As operações envolvendo Analytics podem ser utilizadas nas mais diversas áreas, como no marketing, na contabilidade, nas atividades de gestão, nos recursos humanos etc. Tudo depende dos dados que são analisados e das formas como eles são utilizados.
O uso de Analytics também é comum em estratégias de Big Data e atendimento ao cliente. Nesse caso, os bancos de dados sobre os clientes são utilizados para que eles possam ser mais bem atendidos pelas empresas.
É hora de conferir como usar as ferramentas de análise para impulsionar o seu negócio: o time de especialistas da WSI B2U elencou algumas recomendações que vão otimizar sua tomada de decisão e ainda garantir uma análise assertiva sobre suas estratégias digitais. Confira!
Definindo os objetivos
Antes de começar a coletar e analisar dados, é importante definir seus objetivos de negócio. Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis e relevantes. Com base nesses objetivos, você pode determinar as métricas mais importantes a serem acompanhadas.
Escolha a ferramenta de análise certa
Existem muitas ferramentas de análise disponíveis, desde as gratuitas até as pagas. Escolha a que melhor se adequa às suas necessidades de negócio e ao seu orçamento.
Monitore o tráfego do site
As ferramentas de análise podem fornecer informações valiosas sobre o tráfego do seu site, como o número de visitantes, de onde eles vieram e quais páginas eles visitaram. Use essas informações para identificar padrões e oportunidades de melhorias em seu site.
Acompanhe o desempenho das suas ações
Outro ponto importante é monitorar o desempenho de suas campanhas de marketing, incluindo cliques, conversões e ROI. Use essas informações para ajustar suas estratégias de marketing e melhorar seus resultados.
Também é importante monitorar as vendas e a receita do seu negócio. Use essas informações para identificar tendências e oportunidades de crescimento.
Algumas ferramentas de análise oferecem monitoramento em tempo real, permitindo que você monitore o desempenho do seu site e das suas campanhas de marketing em tempo real. Use essas informações para fazer ajustes imediatos e melhorar seus resultados.
Melhore a segurança
Outro ponto em que o Analytics pode ajudar é na cibersegurança – uma das medidas que devem ser tomadas para cumprir a LGPD à risca. Com essa ferramenta, você é capaz de compreender melhor a necessidade de proteger os seus dados, para que eles não sejam perdidos, roubados ou acessados por pessoas não autorizadas.
Quer ter apoio para analisar todos os dados capazes de potencializar seu negócio? Conte com a WSI B2U! Solicite um orçamento e descubra como podemos te ajudar.