Fim dos Anúncios Pagos no Lado Direito da Página do Google
No ultimo dia 22/02/16 o Google concluiu mais uma mudança na forma de exibir os anúncios pagos, em sua página de pesquisa. Agora não são mais exibidos os anúncios pagos na coluna da direita, nos resultados de pesquisa realizados em desktops. Ao invés disso são exibidos até 4 anúncios pagos na parte superior das páginas. Na parte inferior da página, local de menor visibilidade, os anúncios também são exibidos; A partir da 2ª página em diante só são exibidos os anúncios pagos na parte inferior da página.
A mudança já vinha sendo estudada desde 2010, e afeta todos os países e todas as línguas. Anúncios não serão exibidos no lado direito dos resultados de pesquisa de desktop. Os resultados exibidos na parte superior antes eram 3 e agora são até 4, posição que o Google chama de “consultas altamente comercial”.
Segundo o Google, a mudança foi planejada segundo a premissa que o layout é capaz de fornecer resultados mais relevantes para pessoas à procura, e um melhor desempenho para os anunciantes.
Segundo notícias divulgadas isso afetaria as “consultas altamente comerciais”, como pesquisas por “hotéis em Nova York” ou “seguro de carro” e similares, contudo na prática já podem ser vistas em todas as categorias de produtos.
A mudança aproxima os resultados obtidos nas buscas feitas por desktops daquelas feitas em aparelhos mobile (smartphones, tablets). Nos o Google já mostrava dois ou três anúncios na parte superior dos resultados da pesquisa.
O que isso muda para os anunciantes e usuários da rede de pesquisa do Google
Para os usuários normais, a coluna da direita será usada para exibir detalhes do anunciante ou os chamados Graph Boxes, sem maiores implicações; mas o acesso aos resultados de pesquisa da rede orgânica (resultados de não anunciantes) será ligeiramente mais difícil, exigindo uma rolagem de tela maior.
As empresas que anunciam regularmente certamente terão maiores gastos com CPC (custo por clique), na medida em que menos espaços nobres estarão disponíveis, e os competidores terão que desembolsar maiores quantias para aparecerem. Os que não fizerem terão baixíssima chance de serem vistos, pois o rodapé das páginas ou páginas outras que não a primeira atrai baixíssima visualização.
Já para as empresas interessadas em conquistar as primeiras posições das buscas orgânicas (resultados não pagos e que atraem o maior número de cliques) necessitarão concentrar maior esforço nas práticas de SEO (otimização para os mecanismos de busca). SEO sempre foi uma alternativa para aqueles que preferem construir sua sólida presença digital, ao invés de compra-las.
Para o Google, a disputa dos anunciantes por lances maiores no leilão de Bid, inflacionando os preços pagos por palavras-chave certamente reverterá em maiores receitas e lucros.
Ainda que existam outras formas de conseguir melhor resultados com as campanhas pagas, com métodos além do simples lance mais alto pela palavra-chave, não há dúvida que utilizar campanhas pagas na rede de pesquisa do Google levará a custos crescentes para as empresas em médio prazo. A recente mudança do Google, na forma de exibição dos anúncios pagos indica que a hora de encara maiores custos chegou, para aqueles negócios que se utilizam de campanhas pagas.
Aqui você acessa a noticia publicada em inglês. Se quiser saber mais sobre como conseguir melhores resultados para seu negócio, com campanhas pagas ou orgânicas é só falar conosco.