Você já deve saber qual é a importância do CRO para o aumento da taxa de conversão de um site. Mas e o CRO para e-mail marketing, será que você sabe como utilizar essa estratégia? Veja no artigo como colocar em prática!
Como funciona o CRO para e-mail marketing?
Antes de entender como funciona o CRO para e-mail marketing, você sabia que 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal de comunicação entre uma empresa o cliente? Esse dado foi retirado de uma pesquisa feita pelo Marketing Sherpa.
Além disso, 99% dos consumidores checam diariamente suas caixas de entrada. Ainda restam dúvidas de que fazer estratégias via e-mail é uma boa ideia? Inclusive, as empresas que apostam em Automação de Marketing e Inbound sabem muito bem da importância do canal para sua ações.
Porém, as mensagens só serão realmente úteis se destinadas ao público certo e, claro, se tiverem o conteúdo adequado. Enviar e-mails só por enviar, além de irritar o consumidor, torna a taxa de rejeição alta e, uma vez que a abertura não é compatível a quantidade de envio.
Outro ponto negativo do alto volume de e-mails aleatoriamente é que eles poderão cair diretamente em spam, o que é um péssimo cenário para quem deseja sucesso na estratégia.
Agora que já sabe um pouco sobre o assunto, veja abaixo algumas dicas para aplicar na prática o CRO para e-mail marketing e, enfim, aumentar suas conversões:
Crie títulos chamativos
Parece óbvio que os seus títulos são a primeira impressão que os seus consumidores terão do seu e-mail? Pois é, mas poucas empresas focam em trazer credibilidade a um dos principais tópicos do CRO para e-mail marketing.
Tente criar um teste A/B com uma chamada e veja qual converte mais, isto é, qual tem uma melhor taxa de abertura e cliques na ação que espera de seu leitor. E setores altamente promocionais, você pode fazer textos similares, como, por exemplo:
- essa é a sua oportunidade;
- não perca essa oportunidade.
Ou mudar totalmente a linguagem entre uma e outra, como:
- 50% das pessoas não sabem disso;
- precisamos te contar um segredo.
Entendeu? Divida a sua lista e faça o teste. Aquele que melhor for aceito pelo público, certamente será a melhor opção.
Adicione gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são ótimas estratégias para quem deseja converter leads em compradores. Durante o seu texto você pode fazer uso da escassez, senso de urgência, storytelling, autoridade, entre outros. Quer ver um exemplo desses? Veja abaixo:
- escassez: a oferta é limitada e só restam mais dois produtos no estoque;
- urgência: corre porque ainda dá tempo de aproveitar a promoção. Mas lembre-se: é somente até amanhã, às 23h59;
- storytelling: eu também já fui igual a você. Tinha dúvidas em relação a esse produto, mas depois que comprei, minha vida mudou para melhor;
- autoridade: nós, empresa Y, somos referência no mercado há mais de 13 anos.
Ainda existem outros gatilhos igualmente eficientes. Vai da sua tática em escolher o que melhor se aplica para a abordagem da sua mensagem.
Conheça o seu leitor
Quem é o seu público-alvo e do que ele gosta? Será que fazer uso de bordões, gírias ou emojis fará com que ele simpatize com a mensagem? Um público jovem, talvez, prefira uma mensagem mais descontraída, porém, pessoas mais velhas podem até mesmo não entender a ideia.
Crie CTAs decisivos
Sabe aquela frase “matadora”? Aquela que irá ser o ponto de decisão final do seu leitor? É assim que deve ser o seu CTA: objetivo e direto!
Porém, não necessariamente precisa ser um parágrafo final com uma frase, ele pode ser também um botão. Teste diferentes cores e formatos diferentes de botão e lembre-se que cada público reage mais favoravelmente a um ou outro tipo de cor. Analise qual o seu público melhor aceita.
Você já testou algumas dessas dicas? É hora de começar! Se deseja obter sucesso em CRO para e-mail marketing, não deixe de conferir outras dicas da WSIB2U!