Como o mobile pode contribuir na experiência de usuários de Shopping Centers

Recentemente li um post no blog de um colega Leandro Ramos (clique aqui para ler na integra) que achei bem interessante e vou discutir em cima disso.

Atualmente os shoppings perceberam que ofertar o serviço de Wi-fi gratuitamente pode ser muito interessante para que os shoppings passem a entender e ter um relacionamento mais direto com os frequentadores e clientes. Assim, oferecem o acesso mediante um cadastro.

O interessante é que isso abre uma possibilidade imensa para que os shoppings centers coletem dados sobre o consumidor, desde um simples CRM (com dados dos frequentadores/clientes) até para entender deslocamentos e comportamentos do frequentador dentro do shopping. Por exemplo: mapeando a conexão e roteadores é possível saber por onde os clientes passaram, que corredores visitou e ainda entender inclusive o comportamento de navegação do cliente (páginas que visitou, aplicativos que utilizou) com a conexão gratuita.

Leandro cita um exemplo: “Nos shoppings de São Paulo um dos termos mais buscados são os resultados do placar da rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com esse rastro deixado pelo usuário é possível saber qual time de futebol o cliente torce e enviar uma promoção personalizada”.

Além do simples acesso a internet, alguns shoppings tem começado a ofertar e criar aplicativos (apps) para facilitar e melhorar a experiência dos clientes nos shoppings centers. Funcionalidades comuns são: onde deixei o veículo, programação de cinema, traçar rotas dentro do shopping, reservar mesa nos restaurantes e até pagar o estacionamento via app.

Mas esse é apenas o começo. Ainda á muitas oportunidades para que os shoppings centers possam de fato melhorar a experiência dos clientes e frequentadores e aprender mais sobre seus usuários e comportamentos, fazendo disso uma plataforma de marketing robusta. Imagine você como cliente:

  • ser alertado sobre a quantidade de vagas disponíveis e onde encontrá-las
  • pedir seus pratos na praça de alimentação e ser alertado quando estiver pronto
  • ganhar descontos ou concorrer a promoções por passar em determinados pontos do shopping ou dar check-ins em lojas, corredores ou locais
  • participar de promoções em datas especiais sem ter que pegar enormes filas para trocar cupons e acompanhar tudo isso no app

Seria de fato uma experiência muito mais imersiva para os clientes e traria muitas informações importantes para os administradores de shoppings. Com esses serviços os administradores dos shoppings centers poderiam compreender quais os andares e vagas de garagem mais concorridos, direcionar fluxos de veículos, entender gostos e preferencias de clientes, perfil de consumo, direcionar fluxo de pessoas para áreas menos valorizadas do shoppings centers e até criar uma plataforma de anúncio interna que pode ofertar produtos e promoções baseadas no perfil de cada cliente.

Isso te remete à famosa cena do filme Minority Report?

Pois bem, estamos perto dessa realidade, os primeiros passos já foram dados, o importante é que cada oferta para melhorar a experiência dos clientes é também uma oportunidade de aprender e se relacionar mais intimamente com os frequentadores e clientes dos shoppings.

Se quiser saber mais pode entrar em contato com um de nossos especialistas da WSI B2U.

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