O marketing conversacional é o conceito de venda consultiva, baseada em perguntas. Essa técnica tem sido bastante utilizada ultimamente, pois costuma trazer bons resultados. Em vez de usar a abordagem tradicional, na qual táticas de venda obscuras e dissimuladas são usadas para enganar alguém para que procure por seus produtos, você dedica tempo para conhecer seus clientes em potencial e entender suas necessidades.
Assim, após ganhar a confiança e quando eles enxergarem você como alguém que realmente quer ajudar, sua empresa será capaz de fechar negócios.
Mas para que o seu negócio seja capaz de obter resultados de qualidade por meio do marketing conversacional, é preciso fazer as perguntas certas e garantir que seu produto ou serviço atenda às necessidades dos seus clientes.
Confira agora mais informações sobre essa técnica que faz toda a diferença e conte com a expertise da WSI para aprimorar a reputação da sua marca no mercado!
Marketing conversacional e tecnologia: uma combinação de sucesso
Um dos grandes desafios do marketing conversacional é a sua escalabilidade. Afinal, como estamos falando de uma venda consultiva, a personalização é fundamental. Com isso, a tecnologia se faz presente – mais precisamente a inteligência artificial (IA).
Por meio da IA, é possível ajudar as empresas a se conectar com seus clientes. Seu trabalho é entender e aprender as perguntas do consumidor que exigem respostas (e quais devem ser essas respostas). Uma das formas mais utilizadas atualmente deste tipo de tecnologia é o chatbot.
O sucesso de uma experiência de chatbot depende principalmente da IA nos bastidores, que consegue entender a intenção da pergunta e qual é a resposta apropriada. Quando configurado corretamente, ele é capaz de responder a uma consulta do cliente o encaminhando ao seu site, oferecendo-o a oportunidade de solicitar informações, ou redirecionando-o a um membro da equipe caso faça uma pergunta de tipo específico.
Se a base do marketing conversacional é justamente o diálogo com seu cliente, vale munir a sua estratégia com elementos capazes de promover uma experiência positiva.
Melhor uso do tempo: Otimizar o tempo numa estratégia de marketing conversacional é obrigatório. Afinal, milhares de dados e informações podem afetar o diálogo com um cliente, e as suas análises por um representante da empresa poderia demorar muito tempo. Pense em ferramentas que promovam essa otimização do tempo – tanto para o cliente como para o seu atendimento.
Atendimento personalizado: Se os canais forem geridos por robôs, é crucial usar a personalização para tornar os contatos mais próximos e relevantes.
Outro ponto importante do marketing conversacional é que ele pode ser utilizado além do seu site. É possível usar essa estratégia nas lojas físicas, redes sociais, aplicativos, call centers e outros locais onde sua empresa ofereça atendimento.
No entanto, fique atento para padronizar o atendimento e garantir que a identidade da marca se mantenha forte.
Quer aplicar o marketing conversacional na sua empresa? O time de especialistas da WSI está pronto para te ajudar. Solicite um contato e conheça todas as nossas soluções para aumentar sua receita!