Conheça o Social Selling
Você já ouviu falar em social selling? Essa abordagem de vendas tem crescido bastante nos últimos meses e consiste nos cuidados com a construção e exposição da reputação profissional, bem como a criação de relacionamentos comerciais a partir das redes sociais profissionais – dentre as mais usadas estão o Twitter e o LinkedIn.
Esse processo tem como principal objetivo a geração de negócios, permitindo a prospecção de clientes, criação de novos contatos profissionais e a identificação de oportunidades de negócios. Isso vai garantir que você exerça a inteligência de mercado com um potencial de fechamento de negócio muito maior, tanto para o segmento B2B como B2C.
Se você atua com uma rede de distribuição, é um profissional liberal, representante comercial, consultor nas mais variadas áreas, agente autônomo de investimentos ou um profissional de marketing e vendas, acompanhe este artigo e saiba mais sobre o social selling.
Estamos vivendo um novo momento para os negócios. Por conta da crise do novo coronavírus, as atividades online crescem cada vez mais – o que abriu grandes oportunidades para o profissional de vendas que já vinham se interessando pelo social selling.
Por isso, o social selling é ideal para aquele que precisa se posicionar como fonte de credibilidade e influência para seus clientes. Afinal, estar à frente da concorrência é fundamental, principalmente neste momento em que a presença digital está cada vez mais forte.
E nesta era digital, a forma como o cliente deseja ser tratado também mudou. As práticas de cold calls (ligações telefônicas para um desconhecido), qualificar e fazer apresentações de vendas para um possível cliente, não são as que salvam o negócio. Agora, o novo modelo de vendas consiste em fazer contato pelas redes sociais, educar e engajar o cliente.
O social selling pode ser realizado 100% diretamente pelo profissional de vendas, bastando alguns ajustes técnicos e podendo ser mensurado os resultados desta prática, de forma simples e fácil – tudo diretamente das redes sociais.
Mas é importante que o profissional não faça uma tradução literária do termo e confunda a metodologia com venda direta – realizada online ou presencialmente – por um vendedor, ou o simples envio de ofertas para o consumidor, por Whatsapp, Messenger ou outra plataforma de mensagem.
O social selling se caracteriza por uma rotina de trabalho consistente, de construção de relacionamentos comerciais, que vai muito além da prática de oferta indiscriminada de produtos e serviços para seus clientes. Algo muito mais estruturado e com resultados comprovados, que vai além de somente fazer o contato e conduzir uma conversa para garantir uma venda pelas redes sociais.
O social selling permite traçar uma estratégia de vendas para a construção de conexões e encontro de potenciais clientes, tudo com o uso dos recursos gratuitos das redes sociais profissionais.
Com social selling é possível ir além de um simples anúncio e garantir clientes reais e duradouros. Se você ficou interessado nesta metodologia, é hora de entender um pouco mais sobre essa abordagem que está transformando a forma de encontrar e abordar potenciais clientes sem parecer um intruso indesejado.
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