A cultura data driven é baseada na tomada de decisões baseadas em fatos confiáveis, em dados que podem ser coletados de diversas formas. Com a transformação digital, a coleta de dados se tornou mais fácil e simples de ser lida, servindo de base para que as empresas formulem suas estratégias de gerenciamento e de marketing.
Ou seja, quando as corporações utilizam os dados para construir sua estratégia baseada em fatos mensuráveis, a cultura data driven já está instalada.
Que tal descobrir como aplicar a cultura data driven e trazer melhores resultados? É hora de explorar esse conceito e fazer com que a sua empresa encontre uma forma inteligente e estratégica de atingir os seus objetivos.
Acompanhe a leitura e não deixe de contar com o time da WSI B2U!
Coleta de dados, o coração do data driven
Que coletar dados é a base da cultura data driven você já sabe – mas quais são os tipos de coleta adequados?
São 3 tipos que coleta utilizados no mercado:
- First-party: São os dados obtidos diretamente com o seu consumidor. Geralmente, eles chegam por meio de estratégias como e-books, quiz ou pesquisa de satisfação.
- Second-party: Aqui, os dados chegam por meio de parceiros que possuem um público parecido, mas não exatamente o mesmo que o seu. Para isso, é importante que essa empresa siga as orientações da LGPD quanto ao compartilhamento dessas informações.
- Third-party: São dados fornecidos por provedores de dados que trabalham com grande quantidade de informações e os coletam através de serviços digitais, compartilhando então estatísticas sobre comportamentos dos consumidores. Servem para ampliar a visão de mercado e, quando combinados aos dados de first-party, contribuem para a estratégia e otimização dos objetivos.
Etapas para construir uma cultura data driven
O primeiro passo é estabelecer a sua estratégia para o uso de dados. Afinal, de que adianta ter dados de qualidade se você não sabe como utilizá-los? Saber o que você procura e qual pergunta essencial você quer responder com a análise dos dados é fundamental para começar sua empreitada.
A segurança dos dados e agilidade é fundamental. Por isso, investir em tecnologia capaz de coletar, armazenar e organizar seus dados deve estar nos seus planos. Esses softwares, além de organizarem seus dados, vão ajudar a garantir o cumprimento da LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados.
Comunicar as análises e descobertas para toda a equipe também é uma ação comum na cultura data driven. No entanto, é importante que todos estejam preparados e aptos a lidar com o volume de dados. Realize treinamentos constantes para que cada profissional seja capaz de utilizar as informações da melhor forma possível.
Todas as vantagens e benefícios atribuídos a utilização de uma cultura data driven por qualquer tipo de negócio estão relacionadas a uma maior competitividade no mercado.
É por isso que você não pode deixar essa oportunidade de crescimento de lado. Com a cultura data driven, você será capaz de otimizar a experiência do consumidor, identificar tendências com mais agilidade e diferenciar a sua empresa da concorrência.
Quer ajuda? Entre em contato com a WSI B2U e tenha uma consultoria especializada para te ajudar nessa nova jornada!