Um dos pontos que mais gera dúvidas entre as empresas que desejam aplicar a estratégia de marketing digital é a criação de personas. Afinal, são elas que vão guiar a estratégia de marketing digital – trazendo informações que vão além de uma classe social e idade.
A persona cria um ou mais perfis ideais de seus clientes, entendendo quais são as dores e desejos. Mas como é o processo dessa construção? É exatamente isso que você vai descobrir neste artigo.
Acompanhe a leitura e conte com a WSI para criar e gerenciar sua estratégia de marketing digital.
Persona x público-alvo
No marketing tradicional, o público-alvo já era traçado – mas com poucas informações. Nele, o comportamento do usuário e suas reais necessidades não eram estudadas com profundidade.
Com o marketing digital e as inúmeras possibilidades de estratégias que podem ser realizadas, construir uma persona se tornou mais simples e com sentido.
Essa persona define uma pessoa que pode se interessar pelo que uma indústria ou empresa tem a oferecer, pois tem muita identificação com a marca e, dessa forma, é importante os esforços para transformá-la em cliente e fidelizar como consumidor fiel.
Passo a passo para definir a sua persona
Para criar a persona para o seu modelo de negócio, é preciso listar não apenas questões hipotéticas, mas também trazer informações como gênero, profissão, renda, estado civil e idade.
Depois, elenque os objetivos profissionais dessa persona, seu estilo de vida, suas características pessoais, engajamento nas redes sociais e até mesmo hobbies e interesses. Essas são informações fundamentais para que você possa definir a jornada de compra que a sua estratégia deve seguir.
Veja agora algumas dicas para criar a sua persona:
- Analise o perfil do seu cliente, mapeando os tomadores de decisão;
- Pesquise ao máximo todas as características da sua persona;
- Ouça as pessoas, entendendo quais são suas dores, para colher informações úteis que resultarão em vendas.
Fique atento!
Algumas ações merecem atenção, para que você não cometa erros no momento de criar as personas.
A primeira recomendação é ter foco e não criar muitas personas. Também vale deixar de lado as personas que não compram ou que não tenham autonomia de decisão – tenha como foco aquelas que vão te trazer resultado.
O maior erro que você não deve cometer é criar personas baseadas em suposições pessoais – isso vai te tirar do destaque e dar espaço para a concorrência.
Depois de definir todos os pontos, é hora de botar a mão na massa e começar a trilhar seu caminho rumo ao sucesso. A WSI está pronta para te ajudar nessa jornada, com profissionais capacitados e prontos para analisar seu modelo de negócio, criando a estratégia ideal para você.
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