O Google Analytics 4 (GA4) é o futuro.
Existe uma grande diferença entre o recém lançado GA4 e o Universal Analytics – que vem sendo usado há anos -. Algumas dessas novas funcionalidades da plataforma são análise aprimorada de engajamento de usuários, acompanhamento aprimorado da jornada do cliente, recursos inteligentes de privacidade e rastreamento de usuário, simplificação na configuração de metas e eventos, relatórios aprimorados e coleta de dados com aprendizado de máquina, dentre outras funcionalidades.
Neste artigo, você saberá exatamente quais são os benefícios ao começar a usar a nova versão do Google Analytics e por que deve atualizar a versão do seu site agora mesmo.
Jornada do usuário
O Google Analytics realmente mudou – e não apenas na forma como estrutura seus relatórios na interface do usuário. O foco não está mais em medições que são facilmente fragmentadas por dispositivo ou plataforma, como sessões. A ênfase agora está nos usuários e suas interações – que agora são capturadas apenas como eventos.
Esse novo modelo de dados orientado a eventos e foco no usuário significa que agora você pode usar um único conjunto de dimensões e métricas para analisar dados da web e de apps, permitindo uma mensuração mais inteligente.
Envolvimento do usuário
Além de poder coletar e agregar mais dados, o Google tornou mais intuitivo para profissionais de marketing e analistas explorarem relatórios centrados no usuário, alinhando as seções do menu de relatórios com a jornada do cliente.
Os menus de Audiência, Aquisição, Comportamento e Conversão não existem mais. Em seu lugar está uma seção denominada ‘Ciclo de vida’ (Life Cycle) que divide a análise em Aquisição, Engajamento, Monetização e Retenção, enquanto agora há uma seção separada de ‘Usuário’ que se concentra na demografia e tecnologia do usuário.
Um dos melhores recursos do GA4 são suas novas e poderosas métricas e dimensões centradas no usuário que usam a inteligência artificial (AI) para prever as ações e valor do cliente.
Recursos mais inteligentes de privacidade e rastreamento do usuário
O Google Analytics 4 oferece a você e a seus usuários um controle mais intuitivo e preciso sobre quais dados pessoais são coletados, o que ajudará você a cumprir os regulamentos de privacidade atuais e futuros.
Por exemplo, com o GA4, agora você pode excluir eventos específicos e propriedades do usuário da personalização de anúncios. A nova abordagem do Google para análise é projetada para ser mais flexível e adaptável a um futuro, em que os cookies serão muito menos comuns e onde a privacidade será uma preocupação cada vez mais central, para usuários e órgãos reguladores.
O novo Google Analytics usa uma abordagem mais fluída para mensuração e, em um futuro próximo, incluirá modelagem para preencher as lacunas onde os dados podem estar incompletos.
Relatórios aprimorados
Embora grande parte da interface do usuário tenha permanecido bem semelhante na plataforma, há várias novas formas de visualizações e funções de relatórios. As visualizações existentes como ‘Real Time’ (Visualização em Tempo Real), foi aprimorada e se tornou mais intuitiva.
O ‘Analysis Hub’ – que apresenta uma galeria de modelos com gráficos que podem ser criados, como exploração, análise de funil, sobreposições de segmento e análise de caminho – é uma melhora significativa e ajuda a simplificar alguns relatórios de métricas multidimensionais de maior complexidade.
Segmentação estendida
Os públicos-alvo no GA4 permitem uma melhor segmentação para campanhas de marketing. Agora você pode criar segmentos baseados em eventos, o que não é uma opção no Universal Analytics (UA), e adicionar o conceito de tempo, se tiver interesse.
Desse modo, significa que agora você pode se concentrar mais nos usuários e em suas interações, sem divisões desnecessárias por tipo de dispositivo ou plataforma. E ao incorporar o conceito de tempo em sua segmentação, você pode fazer muito mais, como analisar o tempo que os usuários gastaram entre as etapas do seu funil de vendas.
Também é útil observar que qualquer público segmentado será compartilhado automaticamente com o Google Ads. O público-alvo exato que você deseja alcançar estará lá quando você executar uma campanha.
Acompanhamento multiplataforma
O engajamento do site e do aplicativo sempre foi medido separadamente antes do GA4.
Agora, o Google Analytics 4 combina esses dois em uma propriedade, isso significa que ter uma visão completa do engajamento em suas plataformas não precisa mais envolver um processo manual e tedioso.
Ainda não tem certeza de que pode implementar o GA4? Nossos especialistas terão prazer em ajudá-lo a atingir suas metas do Google Analytics onde quer que você esteja em sua jornada. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!