Que tal melhorar o desempenho das suas vendas? Para isso, é importante elencar quais os KPIs importantes para realizar análises que ajudem a otimizar as estratégias, encontrar pontos fortes e fracos, além de permitir aprimorar determinadas ações.
Dessa forma, você será capaz de identificar as sazonalidades, entender melhor a performance da equipe comercial, qual o nível de satisfação do produto, entre outras características importantes.
Com a ajuda do time técnico da WSI, você terá experiência para analisar e impulsionar seu negócio. Veja agora quais os principais KPIs de vendas que você precisa acompanhar e não deixe de bater um papo conosco!
1: Leads qualificados
O verdadeiro ouro em estratégias de marketing digital está nos leads. Mas quando falamos em vendas, são os leads qualificados os com maior probabilidade de gerar uma venda. Por isso, a recomendação é fazer um levantamento para entender qual é o potencial da empresa para qualificar os leads que recebe. Quando esse indicador for baixo, é preciso readequar as estratégias ou seus vendedores vão gastar um tempo precioso com leads pouco maduros.
2: Taxa de conversão
Outro KPI de suma importância é saber quantas oportunidades criadas, de fato, foram convertidas. Para fazer esse cálculo, basta dividir o número de pedidos pelo número de oportunidades criadas e multiplicar por 100, chegando ao resultado em porcentagem.
Com esse número, você será capaz de identificar tanto gargalos como oportunidades que poderiam ser aproveitadas. Desta forma, é possível reorganizar as estratégias e otimizar a abordagem de vendas.
3: Ciclo médio de vendas
Esse indicador vai te ajudar a entender o tempo entre o primeiro contato com um cliente em potencial até o momento da conclusão do negócio. Ela vai te ajudar a entender qual a eficiência e agilidade das estratégias de venda no seu negócio.
Para aumentar a sua competitividade, é importante que o ciclo seja cada vez menor. Com esse dado em mãos, será possível fazer projeções de faturamento a médio e longo prazo.
4: CAC
Essa sigla significa Custo de Aquisição por Cliente, e analisa todo o investimento feito para que determinada pessoa se torne um cliente. Para isso, é necessário considerar todo o investimento realizado nesse processo, desde as campanhas de marketing até o fim do ciclo.
Para fazer o cálculo, é preciso verificar quantos clientes chegaram ao negócio dentro do tempo levantado. Então, basta dividir o investimento total pelo número de novos clientes.
Com esse KPI, você vai identificar se os investimentos de captação de clientes estão trazendo o retorno desejado.
5: Taxa de churn
Com essa métrica, você analisa quantos clientes deixaram de comprar com você. Aqui, a análise é sobre a eficiência da sua estratégia de fidelização, ajudando a encontrar novas abordagens para fidelizar seus clientes.
Além desses KPIs, há diversos outros que podem fazer sentido com o seu modelo de negócio. Quer saber mais? Entre em contato com a WSI para garantir uma análise profunda e encontrar a fórmula certa para avaliar e otimizar as suas vendas.