O marketing de conteúdo é essencial nos dias atuais e todos os profissionais envolvidos com uma marca, seja grande ou pequena, acabam por se envolver com o tema. A grande maioria dos negócios e empresas já estão usando conteúdo para chegar aos consumidores, mas nem todos eles estão obtendo o sucesso esperado. Conforme a tecnologia tem avançado e o conceito de marketing de conteúdo torna-se mainstream, o desenvolvimento de uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo é agora obrigatório.
Quando se iniciou o marketing de conteúdo, um pouco de exposição on-line poderia gerar grandes resultados. Mas as coisas mudaram muito ao longo dos últimos anos. Os consumidores de hoje estão sobrecarregados com a quantidade de conteúdo voltado para eles e gastam cada vez menos tempo navegando em websites. Apenas criar conteúdo e esperar resultados não funciona mais. Se a sua empresa não tem uma estratégia de marketing de conteúdo sólido ou tem sido pouco efetiva nos últimos tempos, talvez seja hora de adaptar o seu plano.
Listamos aqui 5 ações para adaptar seu plano de marketing de conteúdo:
1. Incorporar atualizações ao seu modelo de negócio
Se a sua marca está evoluindo, a sua estratégia de marketing de conteúdo também deve evoluir. Suas razões para focar o marketing de conteúdo deve ser comunicada com todos os interessados dentro da sua organização. Você não iria começar um nenhuma atividade sem um plano de negócios e, da mesma forma, não deve iniciar o marketing de conteúdo sem uma estratégia incorporada ao seu negócio.
Você deve incorporar qualquer revisão das metas de negócio a sua estratégia de marketing de conteúdo. Desta forma você poderá antecipar as oportunidades e desafios que irá enfrentar antes de executar seu plano de conteúdo. Se você ainda não tiver, determine as características de seu consumidor ideal – as personas.
Sua estratégia de conteúdo deve ser focada nas suas personas e criar os conteúdos que eles querem ler, nos locais que eles navegam. O marketing de conteúdo é a maneira ideal para compartilhar a história de sua marca. Conforme sua marca se desenvolve, seu conteúdo também deve se desenvolver.
2. Rever os Canais
O mundo digital é cheio de plataformas onde você pode compartilhar sua história, e cada um é um pouco diferente. Onde você postar é tão importante quanto o conteúdo que irá postar, além disso, o que funciona bem em uma plataforma talvez não funcione da mesma forma em outro. Sempre que um novo conteúdo é desenvolvido, considere o contexto em que ele será visto. Muitas vezes é necessário fazer revisões adaptações do conteúdo a fim de chamar a atenção em certas plataformas. Um único conteúdo pode ser transformado em vários conteúdos para atender a particularidade de determinados canais. Alguém que está lendo um blog não está esperando o mesmo tipo de conteúdo de uma pessoa que esta dando check-in na sua conta de mídia social. Seguir as tendências do canal podem ajudá-lo a determinar que tipo de conteúdo vai funcionar nesse canal.
3. Pare de se concentrar em volume e começar a se concentrar em Valor
Muitas vezes, diante da urgência em entrar para o mundo do marketing de conteúdo, muitas organizações têm colocado uma grande quantidade de informações para o espaço digital. Com tanto conteúdo flutuando ao redor, pode ser difícil atrair e reter uma audiência. A concorrência é feroz, mesmo entre os pequenos nichos e conseguir capturar a atenção de alguém cada dia mais se torna um desafio. Manter-se fiel ao que funcionou no passado pode não ser uma solução viável quando há tanta informação para escolher. Os profissionais de marketing precisam ser inovadores e criar conteúdo que realmente oferece valor para o consumidor se eles querem se destacar na multidão.
4. Não deixe de fora o visual e vídeos
O tempo de atenção do usuário médio da Internet está diminuindo. O leitor típico vai deixar um site dentro de 20 segundos, de modo que os comerciantes não têm muito tempo para chegar ao seu público. Nossos cérebros estão mais propensos a reter informação quando combinadas com imagens. Utilizar conteúdo envolvente é uma estratégia que funciona e torna o conteúdo mais propenso a ser compartilhado. Incorporação de conteúdo em vídeo também está se tornando uma prática comum e por boas razões. Vídeo captura e retém a atenção dos usuários. Basta usar a palavra “vídeo” em uma linha de assunto do email aumenta a probabilidade de que ele será aberto em 19%. Fotos, infográficos e vídeos devem ser um ponto focal de qualquer estratégia de marketing de conteúdo em 2016.
5. Considere Avanços em Tecnologia
Os consumidores já estão acostumados a receber conteúdo personalizado. A tecnologia abriu portas, mas também tornou mais difícil manter-se atualizado. À medida que mais marcas descobrem a chave para serem notadas acertar o seu público alvo torna-se mais difícil. Felizmente, as empresas de tecnologia estão desenvolvendo soluções para profissionais de marketing digital. Já existem softwares que ajudam a identificar tópicos e tendências e romper complicados algoritmos de mídia social, de modo que os profissionais de marketing podem desenvolver novos conteúdos que falem diretamente com seus publicos-alvo.
A tecnologia também está afetando o tipo de conteúdo que está sendo produzido. O uso cada vez mais intenso de smartphones e tablets significa que o conteúdo digital que não é otimizado para essas telas está se perdendo. Assim, garantir que o seu conteúdo é adaptado para diversos dispositivos deve ser um aspecto-chave de sua estratégia de marketing de conteúdo. Como a tecnologia continua a avançar, estamos prestes a entrar na era dos wearables (como relógios, oculos e pulseiras) e deve-se ficar atendo a esse tipo de oporunidade, além disso, temos realidade virtual e videos 360 graus que podem ser uma possibilidade real em breve.
Se você já tentou trabalhar com marketing de conteúdo no passado ou se sua estratégia atual não esta gerando os resultados que espera, fique calmo. Atualize seu plano de Marketing de Conteúdo e inicie o processo. Ao manter-se em dia com as tendências e rever o seu plano, você pode aumentar sua exposição online e atrair a atenção dos consumidores que esta buscado.
Como muitas coisas na vida, o sucesso vem de um bom planejamento, uma excelente execução e persistência. Marketing de conteúdo tem seus desafios e muitas vezes requer a capacidade de ver além do aqui e agora. A tendência a fazer o que funcionou há dois anos ou até mesmo em 2015 é forte, mas nem sempre é o movimento certo. Rever sua estratégia de marketing de conteúdo e sair de sua zona de conforto pode ser a melhor coisa que você pode fazer pelo seu negócio.
OBS: Este post foi inspirado por um post de Lyana San Pedro que li recentemente. Neste estou traduzindo e adaptando o conteúdo.
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