Marketing Digital: como medir o sucesso da sua estratégia

Marketing Digital: como medir o sucesso da sua estratégia

Você sabe medir o sucesso da sua estratégia digital? É fundamental monitorar e ficar de olho em todas as suas ações, pois assim você será capaz de tomar decisões mais inteligentes e garantir um maior retorno sobre o seu investimento. 

Por isso, ter um planejamento bem elaborado e seus objetivos definidos são o primeiro passo para estabelecer as métricas ideais para acompanhar a evolução dos resultados. 

Nós da WSI B2U reunimos algumas dicas que vão te ajudar a medir o sucesso das estratégias de marketing digital. Confira agora e conte com o nosso time especializado para aumentar os resultados da sua empresa!

Entenda as suas métricas

São diversas métricas disponíveis para realizar análises. No entanto, para não se perder e ter  uma análise objetiva é fundamental rastrear apenas o que é importante para entender o atingimento das suas metas.

Veja algumas métricas importantes de acordo com os objetivos mais comuns:

  • Para medir os acessos ao site:

Tráfego: tráfego total, novos usuários e origem do tráfego;

Demografia: localização, idade e sexo das pessoas que pesquisam seu site diretamente na barra de URL;

Atividade: visualizações de página, duração e taxa de conversão (o número de usuários que realizaram a ação desejada em relação ao número total de visitantes do site)

  • Para conversão:

Para medir as conversões, é preciso entender os canais em que é possível realizar tal ação. Pode ser por chamadas telefônicas, formulários no site, assinatura de boletim, chat, entre outros. 

  • Anúncios pagos

Quem investe em ads precisa também conferir o desempenho dos anúncios para ajustar periodicamente suas campanhas. Dentre as métricas que podem ser usadas, podemos citar:

Impressões: quantas vezes seu anúncio é visualizado;

Taxa de cliques (CTR): o número de cliques em seu anúncio versus o número total de usuários que viram seu anúncio;

Conversões: o número de cliques que levaram à conclusão de uma meta em seu website;

Taxa de conversão: o percentual de usuários que converteram em seu site em relação ao número total de usuários que clicaram;

Custo por clique (CPC) e leads

Retorno do investimento em publicidade (ROAS)

Como eu acompanho as métricas de marketing digital?

São diversas ferramentas de análises gratuitas disponíveis na internet. A dica é instalar o Google Analytics no seu site, pois essa é a melhor maneira de rastrear o tráfego e a origem dos acessos. 

Também vale investir numa boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) para ter informações mais aprofundadas sobre a jornada de compra de cada cliente, facilitando sua qualificação. 

Além disso, acompanhar as ferramentas de insights dos anúncios (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, entre outros) também vai te ajudar a entender o desempenho de cada anúncio, facilitando o ajuste do criativo, valor de investimento e segmentação. 

Quer ter um acompanhamento completo para medir o sucesso da sua estratégia de marketing digital, fazendo os ajustes adequados para obter sucesso e aumentar seu faturamento? Conte com o time de especialistas da WSI B2U – entre em contato hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

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