Marketing nas redes sociais: pontos positivos e negativos

Marketing nas redes sociais: pontos positivos e negativos

Pensando no universo das pequenas e médias empresas, as possibilidades que as redes sociais trazem são infinitas, Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn são algumas das redes sociais mais relevantes. Nelas você pode promover sua marca sem precisar gastar muito, ou até gratuitamente.

Entretanto, o universo das redes sociais não é para amadores, as pessoas estão mais exigentes e podem também reagir de forma negativa à sua empreitada.

Mas vamos aos pontos positivos. 

  • As redes sociais te trazem visibilidade, mas lembre-se, o conteúdo deve ser interessante para o seu público. Suas postagem precisam incentivar seu público a se engajar na conversa, comentar e compartilhar. Essas três ações geram mais visibilidade, pois movimentam o algoritmo das redes, que passam a entender seu conteúdo como relevante para o público Assim passam a mostrá-lo para mais pessoas, de forma automática.  
  • Elas também trazem interação de forma mais humanizada. As redes sociais, por princípio são uma rede de relacionamento, o que permite ser vista como uma ”persona”, interagindo de forma direta com os potenciais consumidores. Essa aproximação permite maior feedback de suas ações e humaniza o contato, mesmo sendo através de uma tela. Pessoas gostam de ser atendidas por pessoas. 
  • As redes também tem um ótimo custo-benefício. Um trabalho que demanda pouco investimento e que exige cuidados apenas na cadência de comunicação, identidade visual e comunicação mais humanizada. Isso lhe permite conquistar mais público de forma não paga. 

Contudo, há alguns cuidados para serem tomados: 

  • Vulnerabilidade. Da mesma forma que um comentário positivo tem potencial para engajar, um comentário negativo pode ser desastroso, pois nas redes sociais, quem está no controle é o consumidor. Nesse ambiente, deve sempre estar preparado para responder às críticas de forma respeitosa, e de forma a sanar a insatisfação do cliente.  
  • No longo-prazo, as redes sozinhas usadas de forma orgânica, podem não ser suficientes para atrair novos clientes para sua marca. Nessa horas, os links patrocinados e abertura de novos nichos podem trazer mais resultados.  
  • Constância. A comunicação precisa ser constante, o que exige certa criatividade e métodos, no início. Sua frequência de postagens deve ser organizada para engajar sem saturar seu público. As postagens exigem comprometimento e é preciso alternar entre fotos, vídeos, textos, infográficos, etc., interagindo com enquetes e pesquisas, e mostrando a parte mais humana do seu negócio. 

Mesmo com pontos negativos, as redes sociais tendem a ser um bom ambiente para quem está começando seu negócio, este ambiente online é praticamente imediato e permite consolidar a sua marca de forma ágil, basta se dedicar. Se chegar a um momento em que você sente que não está dando conta, parabéns! É hora de expandir e então recorrer a outros meios de impulsionamento, aumentando o time de comunicação e vendas, e colhendo os resultados.

As redes sociais são um ambiente que tornaram o marketing um ambiente democrático, não exigindo grandes investimentos iniciais, apenas dedicação e algumas técnicas básicas. É uma tendência que veio para ficar!

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