Mídia Social e SEO
Duas ancoras fundamentais do marketing digital que conhecemos hoje são a Mídia Social e SEO. Nos últimos anos tem se tornado cada vez mais interligados, e é fácil entender o porquê.
A mídia social é centrada no incentivo à participação em conversas reais entre as pessoas, conversas essa que acontecem no ambiente on-line. Já o SEO (ou otimização para os mecanismos de busca) se concentra em como as pessoas estão procurando informações e soluções para seus problemas, também no ambiente on-line.
Ao atuarem em mídia social e SEO, as marcas obtêm êxito ao reconhecerem esses desejos e se conectarem autenticamente a eles, fornecendo algo de real valor para o público.
O Poder da Mídia Social e SEO
Uma pesquisa realizada pela Econsultancy relatou 39 por cento das empresas concordam que “a mídia social é uma parte muito importante da atividade de SEO” Embora a mídia social não tenha necessariamente um impacto direto no ranking de busca, ela é uma parte importante do SEO.
A mídia social coloca você frente a frente com seu público e ajuda a expandir seu alcance on-line com mais rapidez. Ela direciona o tráfego de referência e engajamento, ajudando na classificação das pesquisas através de links orgânicos. O conteúdo que utiliza as mídias sociais como fonte de link building também melhora a visibilidade nas pesquisas.
Do outro lado, o SEO ajuda a qualificar seu conteúdo baseado nas pesquisas de palavra-chave e volume de buscas do público. Essa otimização é um pilar importante do tema que será trabalhado, e que será apoiado pelo conteúdo, para em seguida ser compartilhado nas mídias sociais.
Seja através de um Tweet, um Pin no Pinterest, ou um Like no Facebook, o aumento de atividade de mídia social tem um efeito positivo nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc.).
Neste artigo mostramos alguns componentes que ajudam você a construir uma forte estratégia de marketing em mídia social, usando as mídias sociais e SEO.
5 Dicas para combinar Mídia Social e SEO
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Use as mídias sociais para encontrar palavras-chave relevantes
A criação de conteúdo de alta qualidade é essencial para impulsionar uma maior visibilidade nas redes sociais. Mas como criar conteúdo de alta qualidade? Comece com a intenção de educar e/ou entreter seu público-alvo.
É importante que o seu conteúdo use palavras-chave relevantes. Palavras-chave relevantes são aquelas que seu público usa normalmente ao procurar algo nos mecanismos de busca.
Para encontrar uma palavra-chave frequentemente pesquisada e que é relevante para o seu público, monitore-o usando a mídia social. Você será capaz de acompanhar temas que sua comunidade está discutindo, e após algum tempo terá uma boa noção do tipo de palavras-chave comumente usado.
Blogs, guias, whitepapers, estudos de caso, vídeos e posts nas redes sociais, precisam incluir as palavras-chave corretas, tanto para as mídias sociais quanto para SEO.
SEO não é apenas o Google. YouTube e Facebook, por exemplo, também são motores de busca que indexam conteúdos gerados pelo usuário. Devido a isso, você é capaz de pesquisar qualquer tema e vai obter resultados com base no que está disponível na web, podendo até acompanhar as discussões em torno dele.
Adicionar palavras-chave relevantes em seu conteúdo aumenta a probabilidade de que o seu conteúdo social seja visível em qualquer motor de busca, nas mais diversas plataformas de mídia social.
Uma dica importante: adicione palavras-chave relevantes em títulos, descrições, hashtags, metadados de imagens e mensagens de mídia social para aumentar a visibilidade.
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Conquiste links de referência, promovendo conteúdos nas mídias sociais
Construir os links de referência é importante, pois ajuda a melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca e aumenta o reconhecimento da marca. A qualidade dos links provenientes de domínios alta autoridade ajuda a sinalizar para os mecanismos de busca que seu conteúdo é de alto valor.
A mídia social é uma poderosa ferramenta para essa promoção, porque incentiva os links de referência para seu conteúdo. Contudo, o seu conteúdo deve ser original, de qualidade e de sua autoria, para que outros blogueiros e formadores de opinião achem que é útil o suficiente para deixarem um link para seu post.
Uma das formas mais rápidas para construir credibilidade em mídia social é compartilhar excelentes conteúdos online de terceiros. Quando você criar um conteúdo que dará aos usuários, blogueiros ou Twitter credibilidade apenas por compartilhá-lo, você está indo de encontro aos interesses de todos.
Como dica, não tenha medo de criar links para conteúdos de terceiros que tenham qualidade, dentro de seu próprio blog. Você pode chamar a atenção do autor e até se envolver em discussões produtivas.
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Aumentar os seguidores nas mídias sociais
Interagir com seguidores de alta qualidade age como um sinal social aos motores de busca. As pessoas que interagem com suas mensagens na mídia social mostram interesse, o que aumenta a reputação de sua marca. Portanto, expandir seu público permite melhorar seu ranking.
Mas certifique-se de não cair na armadilha de pagar por seguidores. O aumento do público organicamente, com o envolvimento real é mais eficaz. Dê preferência à qualidade sobre a quantidade. Seguidores de qualidade na mídia social são mais propensos a referenciar o seu conteúdo e comentar sobre sua marca, produto ou serviço. Além disso, os motores de busca sabem quem são os falsos seguidores e pode sancioná-lo por isso.
Como aumentar então a qualidade dos seguidores na mídia social?
Ache um tempo para envolver seu público na mídia social, publicar, responder e comentar sobre suas publicações. Acompanhe os influenciadores e siga-os de volta.
Publique conteúdo de alta qualidade, útil e relevante para o seu público-alvo.
Lembre-se também de comentar, envolver e iniciar conversas com os nãos seguidores, para incentivá-los a interagir com você ou sua marca.
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Melhorar o perfil na mídia social
Se você está começando a participar do universo digital, ou se é um novo negócio tentando ganhar espaço, será mais difícil aparecer bem classificado nos mecanismos de busca se ainda não tiver construído sua autoridade. Para expandir sua presença nas mídias sociais, Facebook, Twitter e LinkedIn são bons caminhos, que permitem compartilhar conteúdos e ganhar autoridade.
Um exemplo é a integração do Twitter com os resultados de pesquisa do Google. Embora o Twitter não ajude melhorar o ranking de páginas específicas, o que você publica aparece no ranking de pesquisa. Assim, sempre inclua um link do Twitter quando você tiver algo a compartilhar; isso aumenta a probabilidade de engajamento, comentários e reconhecimento da marca.
Tire o máximo proveito de suas redes sociais preenchendo os perfis de mídia social. Não coloque somente as informações da empresa, mas dedique-se a como e estivesse criando um conteúdo de alta qualidade, com palavras-chave relevantes. As redes sociais de alta reputação irão indexar e classificação de forma mais elevada sua marca, mesmo quando comparado com seu próprio site (pelo menos no início, é claro); por isso é importante completar seus perfis.
No Facebook, complete a descrição, visão geral da empresa, informação geral, missão e descrição do produto; coloque palavras-chave relevantes que reflitam sua proposta de valor. No Twitter, adeque seu conteúdo aos padrões da plataforma.; faça uso dos “#” e links do Twitter para trazer o tráfego de referência. No LinkedIn a descrição é semelhante, mas por ser uma rede social profissional mencione as carreiras em sua descrição.
Respeitar a finalidade de cada canal de mídia social é fundamental. Mantenha o conteúdo semelhante em cada plataforma, mas faça pequenos ajustes para adequá-lo a cada mídia social.
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Construir relacionamentos on-line e off-line
Esteja presente nas mídias sociais em que seu público estiver; inicie conversas, participe de grupos no Facebook e LinkedIn, de chats no Twitter, comente sobre outros sites e responda aos comentários nos posts você tiver compartilhado. Dessa forma sua marca será real e autêntica.
Interagir ajuda a construir credibilidade e autoridade. A conversa é indexada na rede de pesquisa e estará disponível para o resto da comunidade.
Assista a conferências, eventos de rede, conecte-se com influenciadores pelo Skype, Google Hangouts, ou simplesmente converse pelo bom e velho telefone. Use todos os meios on-line para construir relacionamentos e discutir como você e a outra parte podem se beneficiar reciprocamente.
Síntese Mídia Social e SEO
O Google não considerar ações nas mídias sociais um fator de SEO, mas ambos se complementam, aumentam o alcance e contribuem para o sucesso das buscas orgânicas. No final, mídias sociais e SEO se beneficiam um do outro, não sendo mutuamente excludentes e precisando ser ações coordenadas e concomitantes.
Seja ao atrair o público que busca por algo específico nos mecanismos de busca, ou compartilhando e interagindo nas mídias sociais, lembre-se que negócios são feitos entre pessoas, e conectar-se a elas on-line ou off-line é a grande finalidade para conseguir realizar negócios.
Mídia social e SEO são fundamentais em qualquer estratégia de marketing digital, como forma de atrair clientes, desenvolver relacionamentos e realizar negócios.
Teve dificuldade em entender parte desses assuntos? Se quiser saber mais sobre marketing digital e suas aplicações para gerar negócios reais é só falar conosco.