Neuromarketing e sua relação com Marketing Digital

Neuromarketing é uma área do conhecimento relativamente recente. Entenda o que é e sua relação com as técnicas de Marketing Digital.

De todas as áreas de conhecimento e aplicações que foram adotadas pelos estudiosos de marketing, Neuromarketing é uma das mais fascinantes e que está em rápido desenvolvimento. Neuromarketing foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1990 por psicólogos da Universidade de Harvard, tornando-se uma significativa influência sobre modernas técnicas de mercadologia.

 O Propósito do Neuromarketing

Mas afinal, do que trata o neuromarketing?

Neuromarketing é um estudo do comportamento do consumidor em relação às práticas de marketing. Contudo o que o torna diferente dos estudos comportamentais e psicológicos habituais é o uso de equipamentos especializados como ressonância magnética, eletroencefalograma e sensores biométricos avançados. Essas ferramentas são usadas para estudar as respostas dos consumidores a vários estímulos de marketing – em particular, respostas sensório-motoras cognitivas e afetivas.

Indo mais a fundo, o objetivo do Neuromarketing é criar um entendimento dos princípios que norteiam a julgamento e tomada de decisão, a fim de influenciar esse processo e obter resultados comerciais positivos.

As pesquisas de Neuromarketing focam na construção da atenção, recompensa, perda de memória e retenção. A tecnologia é sofisticada, mas as conclusões são simples: os consumidores frequentemente cometem erros – muitas vezes imperceptíveis – e o estudo do Neuromarketing corta a obscuridade e as conjecturas, descendo para os mecanismos biológicos por trás do pensamento do consumidor.

Veja algumas técnicas usadas pelo marketing digital que se apoiaram em insights descobertos pelo Neuromarketing:

  1. Os Memes são um poderoso instrumento de conexão com os consumidores, pois os atinge de uma forma bastante pessoal, desencadeando ideias, comportamentos e estilos em um contexto cultural.
  2. Produtos com preços de chamariz (mesmo que causem prejuízo) ajudam a convencer o cliente a comprar, de forma racional.
  3. Contínuas interações com clientes proporcionam melhores resultados, mesmo após sua conversão de lead para cliente.
  4. Call to action precisam ter uma âncora que oferecer exatamente o que é ofertado.
  5. Ofereça a seu visitante algo de valor, sem ter expectativa de receber nada em troca.
  6. Mostre a dor, mas ofereça a cura.

Outras aplicações interessantes do Neuromarketing em marketing digital podem ser vistas em Social Selling, marketing de conteúdo, estratégias de websites, etc. Se quiser saber mais sobre como usar a ciência para gerar negócios efetivos para sua empresa é só falar conosco.

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