CRO ou Otimização da Taxa de Conversão

CRO – Otimização da Taxa de Conversão (ou Convertion Rate Optimization) é uma metodologia aplicada a um site, ou a uma página landing page da internet, para melhorar seu desempenho, conseguindo que mais pessoas deixem de ser só visitantes para fazer aquilo que desejamos (comprar, assistir, pedir orçamento, baixar, se registrar, cadastrar, etc.).

Por taxa de conversão entenda-se a relação entre quantas pessoas fizeram o que eu gostaria na página, em relação ao total de pessoas que visitaram minha página.

Otimização da Taxa de Conversão é a forma mais rápida e barata de melhorar a lucratividade de suas campanhas e ações de marketing digital, pois não envolve aumento em sua verba de mídia, mas trabalha a melhora na conversão dos visitantes de seu site em prospects e clientes.

CRO - Otimização da conversão

Metodologia de CRO – Otimzação da Conversão

A metodologia de Otimização da Taxa de Conversão pode ser entendida ao perguntarmos: Como posso melhorar o valor do meu site para meus clientes?

Responder essa pergunta passa por reunir a intenção do usuário, a experiência no site e a meta do negócio para um ponto central em comum. Pode parecer uma coisa óbvia, mas milhares são as páginas da web que não seguem essa lógica, deixando o visitante do site em segundo plano.

A Otimização da Taxa de Conversão é normalmente pensada como um crescimento nos leads gerados, como assinaturas, downloads, avaliações registradas, compras efetivadas, dentre várias outras. Alguns exemplos mais comuns são:

  • Publicidade – receita de anúncios por página.
  • Taxa de cliques click-through.
  • Educação – tempo no site, número de visualizações de página.
  • Downloads ou impressões – taxa de downloads.
  • Preenchimento de formulários – taxa de preenchimentos de formulário.
  • Marcação de consultas – taxa de auto-agendamento de consultas.
  • Compra – taxa de venda, receita por visitante, lucro por visitante.
  • Chamadas telefônicas – Resultado e duração da chamada.
  • Videao – número de visualizações completas.

As melhores práticas abrangem conhecimentos de como tipos de visitantes interagem com as partes críticas do site, as tarefas que o visitante em uma situação específica precisa concluir, ou ainda o comportamento nos diferentes estágios do funil de vendas.

O modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) ilustra bem essa situação do chamado funil de vendas. Problemas comuns relacionados à fase da Atenção são os banners de anúncios, os pop-ups de entrada e as homepages desordenadas.

Durante a fase do Interesse, torna-se importante entender que é o visitante e o que ele está tentando fazer. Questões da fase do Desejo envolvem perguntas como: Você tem o que eu quero? É possível pesquisar, comparar, obter detalhes e customizar?

Na fase da Ação, sobressaem pontos como: Por que eu deveria pegar isso de você? Pontos relacionados a isso incluem a força da marca, que não pode ser construída rapidamente, a satisfação com experiências anteriores, o pacote completo da solução, a redução de risco e melhora da credibilidade.

Outros itens importantíssimos também contemplados pelas melhores práticas são as páginas – com sua arquitetura, propósito e elementos de destaque – os chamados call to actions efetivos e os formulários adequados de contato.

CRO - Otimização da Conversão

Como CRO Melhora seu Negócio

Imagine que ao invés de aumentar seu gato com anúncios você melhore a chamada taxa de conversão: a relação entre quantas pessoas fizeram o que você gostaria na sua página, em relação ao total de pessoas que visitaram sua página.

Se você melhorasse a taxa de conversão de sua página, em digamos 20%. Essa melhora tem um impacto direto e imediato em seu resultado, sem precisar de nenhum aumento de sua verba gasta em mídia.

O custo para alguém “aterrissar” em sua página, vindo de uma campanha ou ação de SEO, permanece o mesmo. Mas se o número de conversões em fazer uma ação que você deseja (como comprar um produto, marcar uma reunião, agendar uma consulta, assistir a um vídeo, baixar um formulário ou fazer um cadastro) aumentar em 20%, por exemplo, seu resultado chega a dobrar.

Metodologia de CRO comprovada em centenas de casos mundiais

Assim, como no exemplo, uma melhora de 20% nas conversões dos visitantes em uma página, aumenta em 100% seu resultado!

Melhorar em 20% essa taxa de taxa de conversão é algo mais que factível. Na verdade, em diversos casos recentes a melhora na taxa de conversão chega a alcançar cifras que vão de 17% a até 400%.

CRO - Otimização da Conversão

CRO – Otimização da Conversão

A Otimização da Conversão pode ser uma tarefa única ou realizada frequentemente, para sempre melhorar os resutados. Alguns aspectos importantes a serem considerados:

Tático

  • Auditoria dos Pontos Críticos: identifica todas as barreiras de conversão existentes na jornada do visitante, incluindo as versões para desktop e smartphones.
  • Redesenho Tático das Páginas: maximiza o benefício das atividades de CRO – Optimização da Conversão, quando não é possível ou não se justifica uma reformulação completa do site.
  • Testes Multivariados: componente crítico em um programa de CRO. Quando bem executado aumenta acentuadamente as conversões. Por outro lado, testes mal elaborados podem desperdiçar recursos e reduzir as conversões e a receita.

Estratégico

  • Auditoria de Conversão para os Conteúdos: alinha as demandas de  conteúdo dos visitantes com os diferentes estágios do funil de vendas e marketing.
  • Redesenho Estratégico do Site: maximizar o benefício das atividades de CRO por meio do redesenho do website de ponta a ponta.
  • Teste de Modelos de Negócio: toda a arquitetura do site ou da sequencia de páginas de conversão é comparada, possibilitando excelentes melhorias.

Instrumentos

Para monitorar as métricas e corrigir a usabilidade das páginas, é preciso usar algumas ferramentas que possibilitam alto grau de precisão, como analytics, heatmap, gravação de sessão, painéis de usuários, teste A/B, teste multivadiados, personalização, pop-ups de saída e pesquisas com usuários.

Sem eles, corre-se o risco de se adotar palpites, ao invés de ciência.

CRO para Resultados Rápidos

e-commerce

A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é um processo de persuadir seus visitantes a realizarem a ação que você gostaria que eles realizassem. Para isso é comum acompanharmos as principais métricas, por tipo de dispositivo e fonte de tráfego, tais como:

  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de saída;
  • Tempo na página;
  • Páginas visitadas por sessão;
  • Metas cumpridas;
  • Resultados do e-commerce;
  • Dentre outras.

Em negócios mais estruturados, que já entenderam a digitalização como uma megatendência e o cenário de constante mudança no hábito dos consumidores digitais, o CRO – Otimização da Conversão normalmente é uma atividade frequente e rotineira, pois proporiona ganhos rápidos e tangíveis.

Faz parte da melhoria contínua de qualquer tipo de negócio online, sendo um programa de testes contínuos e avanços constantes. Tudo isso por uma razão muito simples: os visitantes do seu site mudam de atitudes freqeuntemente.

Os consumidores adquirem comportamentos diferentes em poucos meses, resultante de novas experiências, novas tecnologias e aprendizados, em um mundo em que a velocidade das mudanças tecnológicas é assombrosa.

Está interessado em alavancar suas conversões e tiram o melhor resultado de suas presença na internet? Fale já conosco. Somos certificados pela WSI e SiteTuners, de San Diego – Califórnia, e fornecedores de CRO -Otimização de Conversões de nossa rede mundial.

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