Um site com funções adicionais
Um e-commerce, além de mostrar seus produtos e serviços, tem a função de finalizar as vendas diretamente, sem a necessidade de interferência humana. Tudo pode ser feito de forma automática.
Um site integrado com se e-commerce tem a capacidade de atrair visitantes e transforma-los em “leads” (alguém interessado em comprar). Já o e-commerce é responsável por concretizar a venda, proporcionando entre outras funcionalidades:
- Exibição do catálogo de produtos;
- Elaboração de orçamento;
- Conferência com a disponibilidade da mercadoria em estoque;
- Aprovação da venda em si;
- Cálculo do frete;
- Cálculo do valor total do pedido;
- Informação dos meios de pagamento disponíveis;
- Baixa no estoque de mercadorias;
- Envio de informações à transportadora;
- Entrega do arquivo digital (em caso produtos virtuais);
- Sugestão de itens adicionais para a compra;
- Registro do comprador no banco de dados para futuras ofertas (pelas plataforma de automação de marketing);
Tecnicamente há algumas funcionalidades a mais que o e-commerce incorpora, como um catálogo de produtos bem organizado, a integração com seu sistema interno de controle de estoque, o cadastro de transportadoras, o registro dos meios de pagamento disponíveis, a confirmação de pagamento, o cálculo do frete segundo o CEP, etc.
Há inúmeros modelos de e-commerce, cada um para atender às características particulares de cada tipo de negócio. Alguns tipos de negócio preferem somente fornecer o orçamento, e depois enviando o contato à equipe comercial; outros já preferem que não haja interferência humana, e todo o processo seja automatizado.
A grande vantagem do e-commerce é o uso dos dados para monitoramento e entendimento do que está e do que não está funcionando. Para isso, um e-commerce bem feito conta com a instalação do Analytics e acompanhamento de todas as ações possíveis pelo usuário, o que permite seu constante aprimoramento.