E-commerce é um Site?
Um e-commerce é um site que além de mostrar seus produtos e serviços ao mundo, tem a função de finalizar as vendas diretamente pela plataforma, sem a necessidade de que você ou alguém da sua equipe tenha que tomas alguma ação. Tudo pode ser feito de forma automática.
Enquanto o Site e Landing Pages tem a capacidade de atrair visitantes e transforma-los em “leads” (alguém interessado em comprar), o e-commerce é capaz de concretizar a venda, proporcionando entre outras funcionalidades:
- Elaboração de orçamento;
- Conferência com a disponibilidade da mercadoria em estoque;
- Aprovação da venda em si;
- Calculo do frete;
- Cálculo do valor total do pedido;
- Informando os meios de pagamento possíveis;
- Efetuando a baixa no estoque;
- Informando à transportadora os detalhes da entrega;
- Realizando a transferência do arquivo digital;
- Sugerindo itens adicionais para a compra;
- Registrando o comprador no banco de dados para futuras ofertas, pela plataforma de automação de marketing;
Tecnicamente há algumas funcionalidades a mais que o e-commerce precisa ter, como um catálogo de produtos bem organizado, a integração com seu controle de estoque, o cadastro de transportadora, o registro dos meios de pagamento que aceita, o cálculo do frete segundo o CEP, etc.
Há inúmeros modelos de e-commerce, cada um para atender às características particulares de cada tipo de negócio. Alguns tipos de negócio preferem somente fornecer o orçamento, e depois enviando o contato à equipe comercial; outros já preferem que não haja interferência humana, e todo o processo seja automatizado.
A grande vantagem do e-commerce é o uso dos dados para monitoramento e entendimento do que está e do que não está funcionando. Para isso, um e-commerce bem feito conta com a instalação do Analytics e acompanhamento de todas as ações possíveis pelo usuário, o que permite seu constante aprimoramento.