IoT, cenário e futuro
Especialistas já preveem que nos próximos 4 anos, haverá 50 bilhões de dispositivos entre: Smartphones, wearables, aparelhos domésticos de nova geração, ou seja, tudo o que nos rodeia estará conectado!
Hoje a Internet das coisas já apresenta benefícios. Insulina Angel, por exemplo, ajuda os diabéticos a manter a sua medicação a uma temperatura segura. Pulseiras digitais acompanhar o nosso batimentos cardíacos e atividade física. Sistemas domésticos inteligentes criar uma atmosfera confortável nos nossos apartamentos.
Mas quando tudo estiver 100% conectado e seus dados trafegando diretamente para s empresas, não podemos nos esquecer da privacidade. Ainda não está claro como os fabricantes de dispositivos inteligentes vão usar os dados gerados por seus produtos (e não estamos falando de uso por terceiros ou hackers).
Já imaginou um mundo onde seu relógio sabe mais sobre você do que você mesmo?
O nível de informação que gadgets e wearables pode fornecer as marcas, nenhuma pesquisa de marketing jamais poderia trazer. Mas o que significaria para indústrias e usuários esse feedback de altíssima qualidade e profundidade sobre como o usuário interage com seus produtos e serviços?
Por que as empresas investirão em IoT?
Hoje a televisão ainda é o canal de publicidade mais poderoso. Enquanto outras mídias sofreram uma diminuição considerável da eficácia ao longo dos últimos 5 anos.
Então por que uma empresa investiria milhões em IoT quando pode gravar um comercial glamourosa com uma personalidade quente e aumentar suas vendas? As empresas precisam falar com os clientes após a compra para garantir que as seus produtos estejam atingindo os resultados, aconselhar os clientes conselhos sobre como utiliza-lo corretamente e oferecer produtos e serviços relacionados.
Nem a TV nem rádio é capaz de fazer algo assim!
Imagine isso: Você precisa fazer um tratamento anti rugas, compra um creme e utiliza uma aparelho para emitir luzes e microcorrentes em lugares determinados. Um gadget coleta os dados e envia de volta para a empresa que pode lhe fornecer dicas personalizadas para o seu tipo de pele, para o nível de rugas que possui e também dicas de cuidado da pele úteis para o seu dia-a-dia – esse tipo de tecnologia já esta em desenvolvimento na frança.
Você obtém um creme facial eficaz (que vem junto com um plano gratuito de tratamento de pele personalizado), enquanto as marcas receber feedback do usuário de alta qualidade para o marketing e desenvolvimento de produtos.
E o marketing nesse cenário?
O futuro da publicidade com o IoT permanece incerto. Ainda existem muitos problemas para resolver como o desenvolvimento de novos aplicativos, gerenciamento de dados extremamente complexos, gerenciamento de energia, transferência de dados (largura de banda), entre outros que podem levar muito tempo para serem resolvidos. E ainda existem problemas que irão surgir com a amplificação do uso do IoT.
No entanto, 27% das empresas que já utilizam feedbacks de dados obtidos com IoT em campanhas de marketing digital conseguem alcançar seus objetivos e gerar ROI significante.
É um mundo novo e com muitos novos desafios para resolver mas vale a pena o esforço, certo?