SEO traz novos clientes
Quando você procura por algo usando o Google, em que resultados você costuma clicar? Provavelmente os dois primeiros, talvez o terceiro. Nos sites com conteúdo relevante e páginas optimizadas, as chances de você clicar no primeiro resultado e não se arrepender são grandes; contudo, se o conteúdo do site for ruim e o internauta não encontrar a resposta ao que procura, ele irá se arrepender. O ponto central aqui é que você raramente clica em links que não são os três primeiros da página, e é aqui que está o real valor para sua empresa. O processo de colocar seu site e conteúdo no topo dos resultados de busca é chamado Search Engine Optimization, ou abreviadamente SEO.
Se fosse só isso seria fácil, mas é algo mais complexo do que simplesmente escolher uma palavra ou frase que melhor descreva seu negócio, e otimiza-la para esses termos.
Ao realizar uma pesquisa você pesquisou seguindo o que fazia sentido para você, mas nem todos procuram da mesma maneira, ou formulam a pergunta do mesmo jeito. Uma boa otimização dos mecanismos de busca, ou SEO, envolve saber qual a intenção das pessoas ao pesquisar sobre os negócios em que você está envolvido. Um dos pontos chave é descobrir como seu público-alvo percebe o seu negócio (e não a sua marca) e, em seguida entender como essa percepção pode se manifestar em suas consultas de pesquisa. Se você acha que isso soa como adivinhação precisa entender que marketing digital é uma ciência, onde tudo pode ser comprovado e analisado estatisticamente.
Mas por que SEO não é então uma ciência exata, capaz de ser resolvida com uma fórmula, um app ou um simples programa de computador? Porque o Google e outros mecanismos de busca mudam a fórmula – ou algoritimo – para classificar seu site em média uma vez a cada dois dias, e não divulgam os diferentes pesos dos fatores que influenciam essa fórmula. Não é algo feito para prejudicar os sites, mas algo que está em constante aprimoramento para sempre oferecer a melhor resposta para as pesquisas feitas.
Isto significa que SEO envolve a coleta de toda informação disponível, teste de modelos que fazemos internamente e o uso desses resultados para melhorar seu negócio.
O importante para seu negócio é que um trabalho bem feito de SEO trará mais visitantes ao seu site, e gerará mais negócios.
Práticas de SEO que realmente funcionam
Um trabalho sério e eficaz de SEO envolve:
• Análise da concorrência
• Pesquisa aprofundada de palavra-chave
• Ajustes técnicos nas páginas do site (on-page)
• Práticas de link building aprovadas pelo Google
• Conteúdo elaborado com estratégia e inteligência competitiva
• Mensuração de resultados e ajustes frequentes
Essa mistura lhe proporciona a melhor chance de estar bem posicionado para as pesquisas realizadas que são relevantes para o seu negócio, e trará mais consumidores ao seu site, pois será a melhor resposta às pesquisas que eles realizam.
Quais os cuidados para não prejudicar o meu negócio?
Muitos prometem resultados de SEO se baseando em uma fórmula simplista e perigosa, não sabendo das reais dimensões que isso envolve e dos riscos de severos danos para sua marca e reputação. Serviços de SEO frequentemente oferecidos pelo mercado se apoiam somente em ajustes on-page, realizado por qualquer programador, em conteúdos que só se preocupam com a forma e não agregam informações relevantes, ou em ações de link-building condenadas e punidas pelo Google.
Se você preferir acreditar que isso é magia ou adivinhação, saiba que nós tratamos isso tudo como ciência, analisamos os números e realizamos essas tarefas para você. Chame-nos de mágicos, adivinhos ou qualquer outra coisa, mas esteja seguro que entregamos resultados comprovados.
Quer saber mais? Fale conosco e saiba como uma metodologia mais avançada – Adaptative SEO – traz resultados para setores altamente competitivos.
Por: Rodrigo de Camargo Arruda, MSc.